A Stellantis encerrou o ano com uma série de anúncios que reforçam o papel estratégico do Brasil e da América do Sul em seu planejamento global. Durante encontro com a imprensa nesta segunda-feira (8), a empresa apresentou novos projetos industriais, ampliação de turnos de produção e mais detalhes sobre futuras plataformas híbridas que chegarão ao mercado a partir de 2026.
O Polo Automotivo de Goiana (PE) terá papel central na expansão tecnológica da companhia. A fábrica vai receber quatro novos modelos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid, sistema desenvolvido no Brasil para atender às demandas e ao perfil de uso do consumidor local.
O anúncio ocorre logo após a confirmação de que a Leapmotor, marca parceira da Stellantis, também terá produção nacional em Goiana a partir de 2026, ampliando a importância da planta como polo de inovação.
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No Rio de Janeiro, o Polo Automotivo de Porto Real (que completa 25 anos em 2026) abrirá um segundo turno de produção. A ampliação visa atender a fabricação do Novo Jeep Avenger, além da linha atual da Citroën produzida no país. A medida também deve gerar empregos e fortalecer o desenvolvimento econômico do sul fluminense.
Minas Gerais também terá novidades. O Polo Automotivo de Betim, onde a Fiat celebra 50 anos de presença no Brasil, iniciará no próximo ano a produção de um modelo inédito da marca. A unidade já ultrapassa 18 milhões de veículos fabricados e é considerada uma das plantas de referência do grupo no mundo.
Segundo Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul, os resultados de 2025 reforçam a capacidade da companhia de expandir operações e acelerar o desenvolvimento de produtos regionais. “À medida que a Stellantis amadurece, nossa capacidade de investir nas marcas aumenta. Isso se reflete nos números deste ano”, afirmou.
Zola destacou também que o avanço da eletrificação tem ampliado o alcance da empresa no mercado e atraído novos consumidores. Para ele, desenvolver tecnologias localizadas é parte essencial da estratégia. “Nosso objetivo é atender o consumidor brasileiro e sul-americano, mantendo o maior índice de nacionalização industrial da região”, completou.
A Stellantis mantém o plano de investir R$ 32 bilhões na América do Sul, o maior aporte já realizado pela indústria automotiva na região. Para 2026, estão previstos 16 novos modelos ou atualizações, incluindo seis veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid — já presente em mais de 50 mil unidades de modelos como Fiat Pulse, Fastback, Peugeot 208 Hybrid e 2008 Hybrid.
Fora do Brasil, o grupo também avança em outras frentes. Na Argentina, o Polo de Córdoba inicia a produção da nova Ram Dakota, consolidando sua posição no segmento de picapes. No Uruguai, a empresa segue ampliando sua atuação como hub regional de veículos comerciais, com produção de Jumpy, Expert e da nova linha Ducato.





