Publicidade

Silverado encara pantanal e mostra potência para brigar entre picapes premium

A General Motors (GM) aposta que 2023 foi o ano das picapes. Apresentou a Montana, S10 e, para finalizar, a Silverado – picape que chega em versão única por R$ 519.990. O nome forte tem história e volta ao Brasil, recém atualizada globalmente. O veículo mais vendido da marca, no mundo, chega para brigar no segmento das picapes grandes custando R$ 519.990.

Colocamos a Silverado nos caminhos do pantanal. À primeira vista, a Silverado pode assustar por conta do seu porte. São 5,91 metros de comprimento, 2,06 m de largura, 1,94 m de altura e 3,74 m de entre-eixos, a maior da categoria neste quesito. A caçamba suporta 1.781 litros e 716 kg de carga. Ainda sobre a caçamba, a tampa da peça pode ser aberta e fechada de forma elétrica, por botão ou pela chave do veículo.

A nova Silverado vem com motor V8 de última geração, de 5.3L com a moderna transmissão automática de 10 marchas capaz de otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem. O propulsor é da mesma família do superesportivo Camaro, mas com aperfeiçoamentos para atender as particularidades do usuário de picape grande.

LEIA MAIS
+ Volvo EM90 é oficialmente revelada e minivan passa dos 700 km de autonomia

Os 360 cavalos podem ser postos à prova e não decepcionam. O bom isolamento acústico é um ponto forte. O motor é bastante silencioso, porém, se exigido, emite o conhecido ronco de um bom e velho V8. A condução é gostosa com um bom acerto de suspensão, nem parece que estamos dirigindo um veículo desse porte.

A tração é inteligente e pode distribuir a força dos 519 Nm entre as quatros rodas conforme o tipo de terreno e condição de carga. O conjunto soma ainda reduzida, diferencial blocante e controle eletrônico de aclive e declive. O condutor também pode facilmente configurar o mapa de calibração do veículo para diferentes situações: Off-Road, Normal e Esporte.

Para maior resistência, a carroceria utiliza diferentes materiais, com variações de composição e espessura. Capô, portas e tampa traseira são de alumínio, enquanto a caçamba, por exemplo, tem um piso de aço reforçado, capaz de aguentar impacto até 50% maior que o de picapes tradicionais.

A nova Silverado utiliza processo produtivo inovador que lhe garante maior poder torsional, algo importante para situações extremas, como o fora-de-estrada. Neste sentido, vale destacar que ela já traz de série chassi com preparação Off-Road.

O acabamento, no entanto, é o High Country, o mais luxuoso disponível. Por fora, ele conta com sistema de iluminação inteligente Full LED; grade e frisos cromados, além de elementos como estribo e tampa traseira com acionamento elétrico. As rodas são de 20 polegadas com superfície usinada, e os pneus, tipo All Terrain de perfil alto para melhor absorção de impactos.

Por dentro, a nova Silverado se destaca pelo amplo espaço para os cinco ocupantes, pela seleção de materiais nobres e pela extensa lista de itens de comodidade, que inclui ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura, bancos e volante com regulagem elétrica e climatização, sistema de áudio premium Bose e teto solar.

O pacote de itens de segurança é igualmente completo: airbags frontais, laterais e de cortina; alerta de colisão e atropelamento dianteiro e de tráfego cruzado traseiro (ambos com frenagem autônoma de emergência); alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina e assistente de manutenção em faixa. Resposta automática em caso de acidente e botão SOS do OnStar são outros exemplos.

Já o motorista tem a sua disposição recursos avançados de condução como controle de cruzeiro adaptativo, seletor eletrônico de marchas, painel digital configurável de 12,3 polegadas, Head Up Display colorido com projeção de informações do veículo na base do para-brisa, banco com memórias de ajuste e opção de alerta vibratório, retrovisor interno com câmera e visão 360 graus com múltiplos sensores para manobras.

A nova Silverado chega ao mercado com o mais alto nível de conectividade. O veículo inaugura um novo patamar para a marca Chevrolet com a estreia do Google Built-in, que agrega atualmente Google Assistant, Google Maps e o Google Play.

Além de garantir maior integração do multimídia com o próprio veículo, o sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando pela sua relação de destinos até a agenda pessoal.

O Google Built-in ainda possibilita comandar itens como o ar-condicionado e o sistema de áudio do carro por comando de voz, além de interagir com a tecnologia baseada em inteligência artificial para consultar sobre a previsão do tempo e buscar informações específicas.

Também é possível se conectar com residências inteligentes. Assim, instantes antes de entrar em casa, o usuário pode pedir para acender as luzes da garagem ou para desativar o sistema de alarme.

Mais uma vantagem: o Google Built-in é potencialmente compatível com uma quantidade bem maior de aplicações, que vão muito além dos tradicionais streamings de música, mapas online e de troca de mensagens.

A picape premium se destaca ainda pelo multimídia MyLink de última geração com tela de 13,4 polegadas, a maior da categoria. Por ser horizontal, os dados ficam na altura do campo de visão do condutor.

Tudo isso, somado ao menor peso do veículo (2.505 kg) e a recursos aerodinâmicos como a grade ativa do radiador, permitem uma performance compatível com a de picapes grandes até mais potentes, de acordo com projeções da empresa. Em relação ao consumo de gasolina, o modelo da Chevrolet percorre 6 km/l na cidade e 7,2 na estrada pelo padrão do Inmetro.

A nova Silverado será oferecida em quatro opções de cores metálicas (Branco Abalone, Cinza Rush, Preto Global e Vermelho Radiant) com garantia do veículo de três anos com suporte de mais de 550 concessionárias, configurando a maior rede de assistência técnica para picapes grandes no país. O modelo também vem com o pacote Super Premium de conectividade.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade