O Salão do Automóvel de São Paulo com o calendário reservado para o final do ano 2025 foi confirmado pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima que destacou a nova e mais econômica proposta da bienal. A Abeifa, dirigida por Marcelo Godoy, é a primeira entidade a descartar a participação.
O ideia da Anfavea é manter o mesmo padrão das edições anteriores que aconteceram até 2018 e realizar o SDA a cada dois anos. Na última quinta-feira, a coluna perguntou ao presidente Marcio Lima como andavam os preparativos. Ele argumentou que 14 marcas estavam confirmadas e outras interessadas em participar do evento. Mas não deu qualquer dado de quem tinha batido o martelo.
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Em recente reunião com os associados da Anfavea, algumas empresas levaram a carta de intenção para “garantir” o espaço antecipado e isso tem incomodado aos importadores. A Associação das montadoras localizadas no Brasil está oferecendo para os sócios mais os novatos BYD e GWM uma área diferenciada e isso causou descontentamento do lado dos importadores que não aceitam a separação dessa forma.
Márcio Lima disse que está em entendimento com a ABEIFA e a ABVE, mas a associação dos importados, consultada por UOL Carros, descartou o diálogo de união nesse ponto e disse que não vai participar. Algumas marcas consultadas por nossa reportagem continuam analisando a participação no Auto Show de São Paulo.
Rumores do setor comentam que as insatisfações geradas a partir do pedido da Anfavea junto ao Governo Federal (lembram do tema da antecipação do imposto de importação?) está “engasgado” e se tornou, por enquanto, uma matéria que está fora do perdão na relação das entidades.
Isso reflete claramente na Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (ABEIFA), que por meio do seu presidente Marcelo Godoy, confirmou que está fora do Salão do Automóvel de São Paulo.
A Volvo, marca presidida pelo executivo, também não irá para o Salão. E caberá a decisão de cada associado, são 12 ao total, participar por conta própria.
O evento promete congregar outras entidades como a ABVE com soluções de mobilidade, o Sindipecas e a Fenabrave. O Salão do Automóvel de São Paulo não acontece desde 2018.
Em 2020, a RX, promotora do evento, tentou fechar os espaços, negociar os estandes mas a falta de interesse dos fabricantes, a mecânica antiga da exposição, gerando despesas de milhões, sem qualquer foco em geração de novos negócios, encerrou um capítulo na história da indústria nacional.
Agora a Anfavea pretende reabri-lo com o apoio do presidente da República, Lula da Silva, que pessoalmente mandou um recado para os associados pedindo o retorno da bienal do automóvel, com data marcada para acontecer no final do ano de 2025, na volta para o Anhembi.