O mundial do automóvel, pós pandemia, se arrastou para reabrir as portas e mostrar que estava de pé. Dois anos depois da fraca edição de 2022, com poucos lançamentos, o Paris Auto Show muda de patamar e volta a receber marcas nacionais e “estrangeiras” do próprio Velho Continente com lançamentos da indústria.
O charmoso Mondial de l’automobile de Paris em francês, que alterna com o IAA da Alemanha, continua sendo um forte pilar para o comércio dos autos e as novas tecnologias. O evento na cidade luz, que recebe mais de 15 milhões de turistas por ano, vai até o próximo dia 20 com dezenas de atrações e nós destacamos algumas delas:
Ranger plug in
A picape mostra a sua opção do futuro na combinação híbrida plug-in. Com bateria de 11,9 kWh, a autonomia gira na casa dos 50 km e ela no 2.3 ecoboost oferece 279 cv de potência combinada. O torque é de 70,3 kgfm. Ainda não há detalhes sobre o plano da picape para os mercados da América do Sul.
Alfa Romeo Junior híbrido
Belíssimo. Eis a versão híbrida do novo crossover compacto da Alfa Romeo que faz sua estreia pública no show de Paris. Chamado de Junior, está equipado com o mesmo trem de força híbrido leve de 134 hp do Fiat 600 e Jeep Avenger.
BMW nova classe X
A BMW está mostrando dois veículos Neue Klasse Vision em Paris, apresentado ano passado no IAA germânico, e esse é só o começo para fornecer uma visão sobre a ampla gama do portfólio dos seus carros do futuro. Aqui na França, o BMW Vision New Class, sedã elétrico esportivo, está acompanhado do Vision New Class X e transfere a sua filosofia e a tecnologia da futura geração de veículos para o segmento Sports Activity Vehicle, uma evolução do X1, por exemplo.
Cadillac Lyriq
A norte-americana marca presença global e o Lyriq representa o futuro da Cadillac. O alcance elétrico é próximo dos 520 km no WLTP e todos os Lyriqs vêm de fábrica com capacidade de carregamento rápido DC.
BYD U8
O famoso rei da internet ente os carros que giram 360 sem se deslocar para frente, o híbrido gira sobre o próprio eixo e tem motorização plugin. São cerca de 1.200 cv de potência. A autonomia combinada chega próxima aos 1.000 quilômetros. Por dentro, conta com muita tecnologia e luxo a bordo, o melhor feito na BYD.
BYD Sealion 7
Como já destacamos, a nova proposta 100% elétrica da BYD vem complementar a pegada elétrica esportiva da marca. O SUV do Seal apresenta-se com posicionamento mais dinâmico e elegante. Modelo está disponível em duas opções de bateria: 72 e 81 kWh. A autonomia pode chegar a 620 km no ciclo chinês e 500 no WLTP. Versão completa 4×4 está em homologação no Brasil.
Volks Tayron
No Brasil, a Volkswagen mostra o Nivus reestilizado e aqui,o SUV, Tayron que servirá como substituto para o Tiguan Allspace de três fileiras. Ele também oferece uma prévia do que em breve será o Tiguan norte-americano de 2025, feito no México. O Tayron oferece mais espaço, incluindo um layout opcional de sete assentos. O interior de telas duplas de até 15 polegadas é super rico. As opções de trem de força variam de até 268 cv com capacidade de tração nas quatro rodas.
id GTi
Modelo adianta o que será o futuro da volks entre os elétricos. No GTI, alguns detalhes lembram o VW ID. 2all Concept, lançado no início deste ano. É o primeiro carro elétrico a usar o emblema GTI, e a VW já confirmou que uma versão de produção está em desenvolvimento. São 231 cv e um 0-100 km/h abaixo dos 7 segundos.
Ford Capri
O Ford Capri original esteve em produção na Europa de novembro de 1968 a dezembro de 1986 como um cupê de tamanho médio e se mostrou extremamente popular, com 1,9 milhão de unidades vendidas. A chave para vender o novo Capri – o terceiro carro elétrico da linha da Ford – é a promessa de 627 km de alcance com uma única carga.
C5 Aircross Concept
O C5 Aircross Concept da Citroën oferece uma prévia do novo. O carro é uma abordagem futurista do C5 Aircross. O conceito sugere eletrificação, com opções EV e híbridas. No interior, há um design minimalista e elegante.
A6 e-Tron
Alem do novo Q5. A alemã exibe a linha Q6 E-Tron se expande com a adição da variante Sportback que apresenta uma aparência mais simplificada. A Audi também confirmou que o Sportback mantém a classificação de segurança de cinco estrelas Euro NCAP do Q6 E-Tron. O A6 e-tron Sportback, é capaz de percorrer até 757 km com uma única carga. Já o S6 tem entre 640 e 670 km dependendo se for a perua o sedã.
Mini e JCW elétrico e aceman e JCW
A Mini aumentou sua linha EV com as versões completas da John Cooper Works (JCW) do Cooper Electric e do Aceman EV. São 255 cavalos de potência para os dois. O Aceman JCW Electric acelera do 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos, enquanto o Cooper JCW EV reduz para 5,9 segundos. Ambos recebem kits de carroceria agressivos, freios atualizados e uma autonomia de até 370 km.
EV3 Kia
O Kia EV3 é um SUV totalmente elétrico de 4.300 mm de comprimento com aparência moderna e uma cabine de alta tecnologia. A versão Long Range possui um alcance WLTP de 600 km, graças à sua bateria de 81,4 kWh. Modelo tem 204 cv de potência e chega aos 100 km/h em 7,5 segundos. O carro surge como opção BEV ao Sportage e será vendido no Brasil no próximo ano.
Cybertruck
A polêmica picape da Tesla se destaca, não poderia ser diferente, no mundial de Paris. A estreia no mercado francês, sem limites para Elon Musk, que oferece autonomia de até 720 km no modelo de maior range. São 857 cv e aceleração de 0 a 100 km/h em 2,6 segundos. A capacidade de reboque de até 4.990 kg é mais um dado que coloca o modelo como um dos importados diretos mais caros no Brasil, na média de 1,2 milhão.