Rio de Janeiro (RJ) – A Renault seguiu à risca a fórmula que as montadoras concorrentes já escreveram no segmento dos SUVs compactos e prepara o lançamento daquele que tem tudo para ser o início de uma nova era da marca francesa no Brasil. O novo Kardian mira os SUV menores, como Nivus da Volkswagen e Pulse da Fiat. E para isso precisava preencher todos os pré-requisitos que o segmento exige, como um design moderno, motorização eficiente e tecnologia a bordo.
Confira o vídeo:
Começando pelo design, o Kardian é o primeiro modelo produzido fora da Europa a exibir a nova identidade da Renault. Sua grade frontal tem um acabamento diferenciado com pequenos losangos com efeito 3D e faróis full led em dois andares, algo que está ficando bem comum em muitos carros.
O modelo tem medidas compactas, com 4,12 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e um bom entre-eixos de 2,60 metros, um dos melhores da categoria. Generosas, também, são as rodas diamantadas de 17 polegadas, que têm um belo desenho.
No teto, em preto brilhante, estão as barras modulares no sentido longitudinal que suportam até 80 quilos e podem ser transformadas em barras transversais. Uma bela sacada da Renault. Na traseira podemos destacar as lanternas com formato em C e o porta-malas com capacidade de 358 litros.
O Kardian usa uma nova plataforma da Renault, o que seria uma evolução da plataforma do Clio Europeu, segundo a montadora. Ela também inaugura, no Brasil, o motor 1.0 turboflex de três cilindros, com potência máxima de 125 cv e o maior torque da categoria, com 22,4 kgfm. O câmbio é outra novidade. Trata-se de uma transmissão de dupla embreagem banhada a óleo e seis velocidades.
Na cabine, o acabamento e a qualidade dos materiais surpreenderam. Vale ressaltar que na revelação mundial do Kardian que participamos no Rio de Janeiro estava exposto um modelo pré-série da versão topo de linha, que sempre tem um toque a mais de capricho. Mesmo assim, quando olhamos para Nivus e Pulse, notamos que no Renault há menos plástico aparente e um pouco mais de requinte nos detalhes.
O cluster é digital de 7 polegadas e tem um belo grafismo. Já a central multimídia é menor entre os concorrentes com 8 polegadas e conectividade sem fio para o pareamento com o smartphone. Tem ainda, carregador por indução, ar-condicionado digital, freio de mão eletrônico e uma alavanca de câmbio com formato de joystick, inspirada nos games.
Mas é na tecnologia voltada para a segurança que o Kardian dá um show. Além dos 6 airbags de série, ele tem ao todo 13 dispositivos de assistência ao motorista, como ACC, alerta de ponto cego, que é inédito no segmento, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e câmera multivisão, uma espécie de câmera 360 graus.
O que nos resta saber agora são duas coisas muito importantes: o preço do novo Kardian e como ele anda. Vale ressaltar que ele não substituirá o Sandero ou o Stepway, que seguem como opções mais baratas.
A Renault quer com o Kardian oferecer um degrau acima para que o seu cliente dos modelos mais baratos não precise mudar de marca. E claro, quer também tirar uma casquinha de Nivus e Pulse.
Mas isso só sabermos ser será possível quando tivermos os preços divulgados em março de 2024, data prevista para o lançamento oficial do carro no Brasil.