Publicidade

Renault amplia atuação elétrica em Noronha e deixa escapar a chegada do kangoo e-tech de passageiros

A ilha de Fernando de Noronha vem sendo exemplo de sustentabilidade na redução de emissões de carbono. O decreto-lei que veta a entrada de novos carros, motos, ônibus e caminhões que emitem dióxido de carbono foi prorrogado de agosto deste ano para o mesmo período de 2023, o que oferta mais tempo para o consumidor local pensar na substituição elétrica.

A montadora, diante do novo programa de expansão da “atividade solar” no arquipélago, (tratamos em seguida do tema) deixou escapar que além do furgão elétrico, já confirmado, o Kangoo e-tech de passageiro (são cinco) será vendido no Brasil a partir do segundo semestre de 2023.

Os utilitários chegam em paralelo ao lançamento do Megane, no final dos seis meses iniciais (primeiro o furgão) e terão uma condição de comercialização diferenciada na ilha, assim como o Kwid. Veja no final da matéria.

O Kangoo, na sua segunda geração e 100% elétrico, tem portas laterais corrediças, recebeu um redesign bem mais agradável de ver e, no modelo de carga, comporta até 650 kg.

O carro tem uma máquina elétrica que gera potência de 44 kW e apresenta 22,5 quilos de torque. A máxima da ficha do fabricante é de 130 Km/h e a autonomia de 270 quilômetros aproximados. A bateria é de 33 kWh.

Ilha elétrica de Noronha
Em 2021, a Renault, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo, deram o primeiro passo e inauguraram um ecoposto público para o carregamento dos carros elétricos.

O ecoposto, localizado no bairro da Floresta Nova, pode atender até seis veículos ao mesmo tempo e gera de energia 26MWh por ano, o suficiente para cobrir o consumo de todos os carros zero emissão da Renault que circulam na ilha.

Em março deste ano, a marca francesa fez a entrega de dez unidades do Zoe E-TECH Electric, que são utilizadas em Fernando de Noronha pelo projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia Pernambuco, companhia energética do estado. A frota de hoje, com o ingresso de três Kwid elétricos vai ao total de 49 veículos da marca por aqui.

O Kwid E-Tech foi apresentado aos ilhéus durante domingo. O compacto é o carro elétrico mais barato do país e pode ser carregado em uma tomada 220 V. O Renault tem autonomia para rodar até 298 km com a bateria totalmente carregada ao custo R$ 144,9 mil, valor exclusivo para a ilha.

Ampliação da ilha elétrica
A administração do arquipélago inaugura mais uma fase de ampliação de carregadores na ilha. E lembrando que a primeira parte do projeto foi de 2019 com a entrega dos primeiros 100% elétricos para a ADM de Noronha. Na época, os seis veículos – três Zoe, dois Twizzy e um Kangoo – e quatro carregadores foram cedidos para uso em regime de comodato.

No comunicado de imprensa, a Renault confirma que a segunda fase inaugurou o ecoposto público para o carregamento dos carros em uma ação da Mobilize, marca do Renault Group, em parceria com a Administração de Fernando de Noronha, a WEG e a Polo.

Em seguida veio a expansão e a terceira etapa é o lançamento do Projeto Trilha Verde, que está alinhado ao programa Noronha Carbono Zero, com a entrega de dez unidades do Renault Zoe E-Tech.

O conjunto de ações do projeto contempla ainda a instalação de duas usinas de geração de energia limpa por meio de placas solares, sendo uma associada um sistema de armazenamento com baterias, construídas pela Neoenergia, instalação de 12 novos eletropostos de 7,4 e de 22 kW, além do desenvolvimento e avaliação de soluções e modelos de negócios aderentes à realidade da ilha.

Plantas fotovoltaicas
As novas plantas fotovoltaicas são compostas por módulos policristalinos de 345 Wp. A primeira já foi concluída, na Vacaria. A segunda, que ficará próxima ao Laboratório Noronha e da usina de tratamento de resíduos, será concluída no primeiro trimestre de 2023. As duas áreas somam cerca de 2.100 m².

As estações terão capacidade de gerar 155 MWh de energia por ano, quantidade que cobre em até três vezes o consumo elétrico de todos os veículos do projeto que circulam pela ilha.

Isso representa a possibilidade de cada automóvel rodar aproximadamente 16 mil quilômetros ao ano, evitando a emissão de CO2 no meio ambiente. Dado da Renault.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade