Publicidade

Novo CR-V ou RAV4: Qual híbrido japonês entrega mais?

A Honda lançou o novo CR-V que agora é híbrido e compete de igual para igual com o RAV4. A diferença de preço é mínima (pouco mais de R$ 3 mil). Enquanto o Honda custa R$ 352.900, o Toyota é comercializado por R$ 349.290.

Na motorização, o RAV4 sai na vantagem. Conta com 222 cv de potência combinada, enquanto o CR-V tem apenas 207 cv.

No consumo, o RAV4 também leva uma ligeira vantagem. Faz 17,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na rodovia. Já o CR-V tem números de 14,2 km/l e 11,6 km/l, respectivamente. Na prática, conseguimos bem mais, na faixa dos 18 km/l em nosso drive de lançamento.

Como consequência, o RAV4 ganha na autonomia. Chega a rodar 941 km na cidade com o tanque cheio, enquanto que o CR-V consegue 809 quilômetros. Apesar de o tanque de combustível do CR-V ser maior, a boa economia do RAV4 o coloca na vantagem.

Falando em dimensões o Honda ganha. São 4,70 metros contra 4,60 metros do RAV4. Apesar disso, a diferença de entre-eixos dos dois é de apenas 1 cm (com vantagem para o CR-V).

O porta-malas do recém-lançado também é maior. São 587 litros (7 litros a mais que seu concorrente direto). É gigante mesmo! A grade frontal inferior abre as aletas quando há necessidade de aliviar a temperatura.

LEIA MAIS
+ Megane E-Tech é o melhor Renault dos últimos anos, mas tem pecados capitais

Na suspensão, o sistema é praticamente o mesmo. Na dianteira, ambos contam com McPherson independente. Na traseira, o CR-V tem suspensão independente multibraço e o concorrente com braços sobrepostos. Vale entender que sob demanda os amortecedores se adaptam ao piso.

O sistema de freio dos dois SUVs híbridos contam com disco ventilado na dianteira e disco sólido na traseira. As rodas do CR-V são aro 19 com pneus 235/55. Seu concorrente tem aro 18 e pneus 225/60.

A dirigibilidade do CR-V é mais precisa, estabilidade de sedã nas curvas e olha lá que não sou de curtir o tal do câmbio CVT.

Nível de equipamentos
Quando comparamos os itens de conforto, segurança e tecnologia, ambos os modelos deixam de contar com alguns deles. Abaixo, vamos listar o que cada um deixa de oferecer (considerando que seu concorrente tem o item)

Honda CR-V Hybrid não tem:
Câmera 360°;
Alerta de tráfego cruzado traseiro;
Troca de marcha no volante (não tem marcha); existem os pedais sim;
Retrovisor externo com aquecimento;
Banco do motorista com ventilação.

Toyota RAV4 Hybrid não tem:
Indicador de fadiga:
Assistente de centralização em faixa;
Banco do passageiro com ajuste elétrico;
Luz no porta-luvas;
Acionamento remoto do motor;
Subwoofer;
Head-up display.

O Honda conta com um painel impecável, herda do Accord o sistema de ventilação e o som Bose é dos bons. O Sensing e a parte de conectividade permitem o contato direto do condutor com a tecnologia. São dez bolsas de ar além do ADAS, partida remota e na lista dos concorrentes não dá para ignorar o BMW X1.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade