Suprassumo das picapes. Assim podemos resumir o desempenho da Ranger Raptor. A picape entrega tudo e um pouco mais. Com seu motor 3.0 V6 de 397 cv e 59,4 kgfm de torque, a aventura off-road é garantia certa. Com calibrações voltadas para a vida fora de estrada, a Raptor é uma picape da qual enfrenta qualquer terreno. O grande desafio é encontrar um terreno que seja demais para ela.
Confira o vídeo:
Ao longo de cinco dias, estivemos a bordo da picape e rodamos algo próximo dos 300 quilômetros de distância. Mais precisamente, 288 quilômetros. O consumo foi de 5,3 km/l, abastecida na gasolina. Parece ruim, mas se você considerar o porte da picape e sua entrega, valerá cada centavo gasto no posto de combustível.
A suspensão tem uma calibração ideal e, que pode ser ajustada da maneira que melhor te agrada. Assim como a suspensão, ainda é possível alterar o ronco do escapamento, sensibilidade do volante e ainda alterar os diversos modos de condução que existem. Na prática, ela é adaptável para todo tipo de motorista.
São sete modos: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.
Se você quer uma tocada suave e a robustez de uma picape, basta colocar o escape no modo silencioso, direção no modo conforto e aproveitar a jornada. Quer diversão, tocada esportiva e barulho? Ela tem… de sobra! E se prepara para os olhares, pois a Raptor chama atenção onde quer que passe. Recebemos diversos feedbacks pelas ruas, desde pessoas olhando com admiração, até motociclistas fazendo sinal de “beleza” como uma forma de dizer: “Parabéns pelo carro”. Infelizmente, temos que devolver para dona Ford.
As rodas são de 17” , calçadas por pneus 285/70 R17AT Continental Grabber, com perfil alto e 33” de diâmetro. Há diferencial dianteiro e traseiro blocante e ganchos de reboque com protetores inferiores de alta resistência, que fazem parte do seu arsenal off-road. Além dos ângulos de entrada, saída, transposição e inclinação superdimensionados, ela é a picape com a maior capacidade de imersão da categoria, de 850 mm.
Por dentro, a diversão continua. A Ranger Raptor conta também com painel digital de 12,4”, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4”, navegador off-road, som da B&O (de extrema qualidade) e iluminação externa de 360°.
Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com excelente apoio lateral em velocidade.
LEIA MAIS
+ Escapamento barulhento é para psicopatas, revela estudo
As tecnologias ainda incluem faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de ponto cego, reconhecimento de sinais de trânsito e assistentes de cruzamentos, manobras evasivas, permanência e centralização em faixa, entre outras.
A nova Ranger é líder do segmento em tamanho e a Raptor é ainda maior: tem mais 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm.