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Rampage vai furar a barreira das picapes médias e trazer cliente de SUV

Muito mais que uma capa em cima da Fiat Toro. O comparativo da picape Rampage com os modelos desse segmento, incluo a Ford Maverick, deverá dar vantagem para a Ram, que vem quase irretocável na versão R/T. A primeira Ram feita fora dos Estados Unidos, promete furar a barreira das picapes médias e trazer gente dono ou dona de SUV sem graça para o ramo das picapes. Ah! Precisa ter um pouco mais de dinheiro para isso? Sim, mas poderá valer a pena.

Com menos investimento, o de entrada, você poderá optar pela Rebel a diesel 2.0 de 170 cv ou escolher na dona do cromado mais exagerado que é a Laramie e seus predicados voltados para o clássico Ram. A Stellantis de Pernambuco fez a gama para atender ao gosto da clientela “eclética”.

Mas deixo a pergunta no ar. O cliente Ram vai buscar o que ele conhece e está bem acostumado: força e potência no 2.0 de 272 cv e 400 Nm? Ou entrar na onda diesel mais comportada e eficiente do conhecido motor que equipa Compass, Toro e Commander? Hummm difícil de responder. Mas depois de dirigir, se não comprar na largada do pré-lançamento, vai optar pelo conjunto a gasolina, ambos com nove marchas tipo seletor no console. A diferença a favor do propulsor Hurricane 4 é enorme. Vai convencê-lo apesar de achar que o volume no diesel deve ser maior, na minha opinião.

A escalada de preço começa em R$ 239,9 mil e sobe de 10 em R$ 10 mil até os R$ 269 mil da RT. Opcional nesse caso é o capote elite para o som de assinatura Harman, banco elétrico do passageiro de 12 vias e luz ambiente a bordo. A única peça que não entendi bem foi o pneu de estepe ser de uso temporário e não comum para uma picape. Por isso escrevi quase irretocável no começo do texto quando citei a R/T. Pra reforçar a conversa, a Rampage estreia em três versões: Laramie, Rebel e R/T. A pré-venda já começa nesta quinta-feira, 22 de junho, às 10h, pelo site da montadora. Pelo motor, a Ram médio-compacta vem para ser a picape mais potente fabricada na América do Sul, já montada no Polo de Goiana (PE).

Como já tínhamos adiantado, sob o capô, o propulsor Hurricane 4 produz 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Anda muito no on e off road. Mostrou isso no circuito dos Cristais, na distante cidade mineira de Curvelo. Nas demais, o desempenho ainda é bom – 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

O outro motor é Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 380 Nm (38,8 kgfm) de torque. Na picape, o 0 a 100 km/h é feito em 10,9 segundos e ela atinge até 186 km/h. O Multijet está disponível nas configurações Rebel (mais esportiva) e Laramie.

Independente da motorização e versão, a Rampage é 4×4 e o câmbio automático de nove velocidades. A capacidade de carga é de 1.015 kg nas configurações a diesel e de 750 kg com o propulsor a gasolina. São 980 litros de capacidade volumétrica. Na cabine, o armazenamento conta com 35,4 litros de porta-objetos, a melhor capacidade entre picapes médias. E tem muito porta tudo…

A Ram mede 5.028 m de comprimento, 1.886 m de largura, 1.780 m de altura, 2.994 m de entre eixos e 264 m de vão livre entre os eixos, claro que toda semelhança com a Toro é compartilhada pela plataforma Small Wide 4X4. A Toro tem 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,99 m de entre-eixos, 1,73 m de altura. A capacidade de carga semelhante.

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Interior
Do lado de dentro, a picape conta com bom padrão de luxo, modelo Ram de exigência, e muita tecnologia embarcada. Segundo a marca, que pretende chegar à liderança no segmento premium no Brasil, os bancos foram pensados para criar “uma sensação de sala de estar” só não conseguiram fazer isso no assento traseiro. No banco de trás toda semelhança com a Toro.

O painel de instrumentos é revestido em couro, assim como o painel de portas, o apoia braço central e o volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade. O acabamento do quadro de instrumentos é feito em couro preto na versão Rebel, couro marrom na Laramie e suede na R/T

São 22,6 polegadas de telas: 10,3” do quadro de instrumentos full digital e 12,3” do monitor da central multimídia Uconnect, o maior da categoria disponibilizado na horizontal. Também não vai faltar comodidade, são seis portas USB espalhadas no interior da Rampage.

O som premium Harman Kardon conta com 10 falantes distribuídos na cabine, sendo um deles um subwoofer de 6” localizado abaixo do banco do passageiro. O sistema é capaz de gear 360 watts de potência mas você vai ter que pagar por isso no kit Elite ao preço de R$ 6 mil. Só reforçando. Sistema de conexão é o que já conhecemos pela Stellantis em seus produtos mais salgados e oferece um ano de mordomia pelo celular. Ligue o veículo à distância e tá tudo certo.

Estilo no frontal na grade mais esporte da Rebel ou na tirada da Laramie e RT agrada. Na traseira, se puder, veja a opção da capota elétrica como acessório de complemento para guardar com segurança os objetos na caçamba. As lanternas traseiras representam bem a origem Ram com o desenho da bandeira dos Estados Unidos no bloco óptico.

Segurança
Picape também precisa de itens de segurança. Na Rampage, há o controle de velocidade adaptativo com Stop&Go, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e detecção de pedestres e ciclistas, monitoramento de pontos cegos, detecção de tráfego traseiro cruzado e alerta de saída de faixa com correção. O ADAS é bem completo.

Boa de conduzir
No asfalto ela roda com pouca vibração a bordo o que mostra equilíbrio da suspensão independente. O controle de ruído e vedação contra o po está aprovado. Manobrabilidade nota dez e no off road, a Rampage cumpre seu papel fazendo tudo que uma média sob chassi faria no meio termo, longe do modo radical. A picape é na mão e o monobloco ajuda na rigidez, claro. Na R/T o botão do veneno fica no painel pronto para você apertar e mudar até mesmo o sinal sonoro do escapamento duplo. Fica “massa” de dirigir e ouvir.

A direção na cidade não foi feita, somente no autódromo e no trecho fora de estrada e lembro aqui que a proposta da montadora é entregar uma Ram compacta urbana, diante dos modelos full size, com pouco mais de seis metros e que não cabe na maioria das garagens. A rodagem começa no aro 17 polegadas e vai até o 19 no R/T. Estilo que deve agradar. E para o off road vi que mesmo no pneu maior, na opção da tração mais forte, comando dado no console central, a picape vai bem.

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