Publicidade

Produção de veículos cresce 5,4% em 2022, aponta Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou, nesta sexta-feira (6), o balanço do setor automotivo em 2022. No ano, o setor fechou com alta de 5,4% sobre 2021. O número de produção, no entanto, é maior do que os 4% projetado pela Anfavea.

O ano de 2022 fechou com 2,37 milhões de unidades produzidas no Brasil. Segundo a entidade, a redução nas paralisações de fábricas, no segundo semestre, contribuiu para a alta no segmento.

“Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, afirmou o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite.

LEIA MAIS
+ MERCADO DE AUTOMÓVEIS E PICAPES FECHA 2022 COM QUEDA DE 0,85%

Para 2023, a entidade projeta um acréscimo de 2,2% na produção de autoveículos, com 2,42 milhões de unidades. Para o segmento de automóveis e comerciais leves, a Anfavea espera um crescimento de 4,2%.

Para o presidente da entidade, questões econômicas são o ponto crucial para alavancar ainda mais o setor dos automóveis. “A questão do crédito é o tema mais urgente a ser atacado. Precisamos de juros mais baixos para atrair mais compradores para os veículos novos, sobretudo os modelos de entrada”, destaca.

Em coletiva de imprensa, online, a Anfavea abriu momento para pergunta dos jornalistas. Questionamos a entidade a respeito da alta no valor dos veículos. Em pouco tempo, carros que custavam na casa dos R$ 95 mil, passaram a custar acima dos R$ 140 mil.

Para Márcio Leite, essa alta nos preços dos automóveis está diretamente ligada ao crescimento de mercado. “Quando a gente fala em crescer o mercado, ele tem impacto direto no custo do veículo, então é um problema. E é por isso que o crescimento foi maior no segmento de SUVs e nos segmentos mais de cima, do que nos veículos mais de entrada”, justificou.

ASSISTA TAMBÉM AS NOVIDADES EM NOSSO CANAL:

 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade