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Produção de bicicletas cai quase 40% em um ano

O mês de janeiro foi de queda na produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM). O volume foi 37,1% inferior ao registrado em janeiro de 2021. Segundo a Associação, o segmento enfrenta desafios no cenário local e mundial.

“O primeiro desafio é a falta de insumos, que atinge todas as fabricantes do mundo. O outro é nacional, que exige que as fabricantes reprogramem o mix de produção para atender a nova demanda do mercado por modelos de médio e alto valor agregado”, explica o vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola.

Gazola destaca, ainda, que a conjuntura econômica derrubou o poder de compra da população e, com isso, elevou os níveis dos estoques de modelos de entrada nas lojas e nos centros de distribuição.

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Porém, apesar dessas dificuldades, as associadas da Abraciclo mantêm seus investimentos nas linhas de produção e em novas tecnologias. “É fundamental investir no aprimoramento dos processos fabris que vão resultar em ganhos de qualidade para oferecermos ao consumidor modelos com alto nível de qualidade e valor agregado. A bicicleta hoje faz parte do cotidiano dos brasileiros, seja para o lazer, nos deslocamentos urbanos ou na prática esportiva”, enfatiza.

Para este ano de 2023, a Abraciclo prevê a produção de 570 mil bicicletas. O número, no entanto, é uma retração de 4,8% na comparação com o ano passado (599.044 bicicletas).

Em janeiro, a categoria mais produzida foi a Moutain Bike (MTB), com 21.305 unidades e 55,1% do total produzido no polo de Manaus. Em segundo lugar, ficou a Urbana/Lazer (11.951 bicicletas e 30,9% da produção), seguida pela Infantojuvenil (3.127 unidades e 8,1%).

A região Sudeste foi a que recebeu o maior volume de bicicletas fabricadas no PIM. No total, foram enviadas 23.680 unidades, o que representa 61,3% do total produzido.

Em segundo lugar, ficou a região Sul, com 6.780 unidades e 17,5% da produção. Na sequência vieram o Norte (4.424 bicicletas e 11,5% do volume fabricado), o Centro-Oeste (1.943 unidades e 5,0%) e o Nordeste (1.809 bicicletas e 4,7%).

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