Em 5 de julho de 1979, a Fiat do Brasil lançou o Fiat 147, o primeiro carro movido a etanol produzido em série no mundo. Conhecido como “Cachacinha” devido ao odor característico emitido pelo escapamento, o modelo se tornou um marco para a engenharia automotiva brasileira, impulsionando o desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.
“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves. O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destacou Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
O Fiat 147 também foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976, e introduziu inovações como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor, otimizando o espaço.
A história do Fiat 147 movido a etanol começou em 1976, com o início das pesquisas e desenvolvimento do motor. A primeira crise do petróleo em 1973 levou governos e fabricantes de automóveis a buscar soluções para reduzir o consumo de derivados de petróleo, como a gasolina. No Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool), incentivando a produção de etanol a partir da cana-de-açúcar.
Em 1976, no Salão do Automóvel de São Paulo, a Fiat exibiu um protótipo do 147 movido a etanol. No ano seguinte, foram realizadas melhorias técnicas e a produção de novas unidades para testes.
Em setembro de 1978, um Fiat 147 realizou um teste definitivo: uma viagem de 12 dias e 6,8 mil quilômetros pelo Brasil, com média de mais de 500 km diários, três mil quilômetros por terra e variações climáticas superiores a 30 graus.