A Porsche está passando por um problema em sua produção depois que uma inundação afetou o fornecimento de liga de alumínio. A escassez do suprimento prejudicou a produção de todos os modelos da marca.
Segundo informações do Automotive News Europe, isso ainda pode levar a paralisação de um ou mais veículos e a interrupção ainda pode durar semanas. Segundo o jornal, o fornecedor alegou que não conseguirá cumprir as obrigações contratuais.
Componentes da carroceria feitos de alumínio são usados em todas as séries de veículos fabricados pela Porsche, e a dependência do fornecedor expôs a Porsche a riscos específicos.
LEIA MAIS
+ BMW vai ampliar rede de carregadores na América Latina; Brasil está nos planos
Analistas da Bernstein disseram que a inundação ocorreu em um fornecedor suíço e levaria à perda de produção de pelo menos 10.000 a 17.400 veículos no segundo semestre.
Vale ressaltar que as entregas globais da Porsche caíram 7% no primeiro semestre, com vendas na China caindo 33%.
Brasil
No Brasil, a montadora conta com diversos veículos no portfólio. No primeiro semestre deste ano, a montadora soma 3.034 emplacamentos, com uma participação de 0,36%. Apesar do número maior em comparação com 2023, a porcentagem do market share segue igual.
Entramos em contato com a Porsche do Brasil para saber se essas interrupções terão efeitos para os clientes brasileiros e se isso pode atrasar as entregas. Até a publicação desta reportagem, a marca disse que ainda não tinha respostas e que “a situação está sendo analisada internamente. Não temos ainda condições de fazer qualquer declaração a respeito deste tema”, afirmou um assessor de imprensa.