Publicidade

Porsche ingressa na bolsa de Frankfurt e vale quase R$ 400 bilhões

A Porsche entrou na bolsa de Frankfurt e iniciou valendo £ 75 bilhões (cerca de R$ 390 bilhões). As ações passam a ser listadas a partir desta quinta-feira (28) e é uma das maiores ofertas de todos os tempos da Europa.

O capital da fabricante de carros esportivos foi distribuído em 911 milhões de ações. Não é atoa o número. Afinal, faz referência ao seu modelo mais famoso, o Porsche 911. O preço de oferta foi fixado em 82,50 euros por Ação Preferencial ofertada.

A Volkswagen, que controla a fabricante, colocou 12,5% de ações não votantes da companhia à venda. Segundo a Porsche, a oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês) abre uma maior liberdade empresarial para a montadora. O acordo de dominação e o acordo de transferência de lucros e perdas com a Volkswagen expirará no final de 2022.

“Este é um momento histórico para a Porsche. Acima de tudo, gostaria de agradecer aos nossos mais de 37.000 colegas dedicados em todo o mundo e a todos que nos permitiram anunciar nosso bem-sucedido IPO hoje”, disse o presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, Oliver Blume.

LEIA MAIS
+ LAMBORGHINI URUS S CHEGA MAIS POTENTE E SUV PASSA DOS 300 KM/H

Apesar da entrada na bolsa de Frankfurt, os especialistas do mercado financeiro apontam que a movimentação não deve mudar o mercado europeu, que está mal das pernas.

Na última década, a montadora alemã triplicou o volume de vendas. Por outro lado, o mercado de veículos caiu 45% no período. No Brasil, a fila de espera para adquirir um Porsche pode chegar a 18 meses, a depender do modelo demorar ainda mais. Atualmente, as famílias do 911 e 718 são as que mais demoram para serem entregues.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade