A Porsche acaba de revelar uma atualização para o 911 GT3 RS (992), um dos carros mais emblemáticos da marca e um verdadeiro ícone do desempenho. O novo Manthey Kit, desenvolvido em colaboração com a Manthey Racing, eleva o desempenho do esportivo nas pistas, trazendo um conjunto de modificações aerodinâmicas, aprimoramentos na suspensão e novos componentes de freio.
Com mais de uma tonelada de downforce a 285 km/h, o 911 GT3 RS equipado com o Manthey Kit promete oferecer maior estabilidade e velocidade em curvas. A personalização e a melhoria dos componentes tornam o carro ainda mais focado no ambiente de pista, mantendo, ao mesmo tempo, a identidade de um superesportivo de rua.
As modificações aerodinâmicas do Manthey Kit incluem spoiler frontal, agora maior e mais reforçado com elementos em fibra de carbono, aumentou a pressão aerodinâmica no eixo dianteiro. Elementos adicionais como os Gurney flaps e as aletas no para-choque também contribuem para otimizar a aerodinâmica, sem aumentar a resistência ao ar.
Na traseira, o vidro foi substituído por um painel de fibra de carbono, 25% mais leve, e uma barbatana inspirada no Porsche 963, vencedor do Campeonato Mundial de Endurance, foi adicionada para aumentar a estabilidade em curvas.
O difusor traseiro, agora mais amplo e com aletas mais longas, e as coberturas aerodinâmicas das rodas (aerodiscs) em fibra de carbono, contribuem para uma pressão aerodinâmica aprimorada e uma redução de arrasto, ajudando o carro a manter maior aderência, especialmente em altas velocidades.
Com essas modificações, o 911 GT3 RS equipado com o Manthey Kit gera mais de 1.000 kg de downforce a 285 km/h, um aumento considerável em relação ao modelo padrão.
Melhorias na suspensão e freios
A suspensão do 911 GT3 RS foi significativamente ajustada para lidar com os aumentos de downforce e proporcionar uma experiência ainda mais precisa e controlada nas pistas. O sistema coilover semiativo, que conta com taxas de mola ajustadas, foi modificado para oferecer melhor resposta e maior controle. No eixo dianteiro, as taxas de mola foram aumentadas em 30%, enquanto no eixo traseiro o aumento foi de 15%.
A suspensão é ainda mais inteligente: com quatro sensores de aceleração nas rodas e três sensores na carroceria, os amortecedores podem ajustar-se automaticamente e com extrema rapidez às condições da pista. Os ajustes podem ser feitos dependendo do modo de condução (Normal, Sport, Track), e no modo Track, os motoristas podem até personalizar a configuração dos amortecedores de acordo com suas preferências.
Os componentes de freio do Manthey Kit são projetados para suportar o uso intenso em pista. As mangueiras de freio revestidas de aço proporcionam uma resposta mais rápida e um pedal mais direto. Para os modelos equipados com o Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), estão disponíveis pastilhas de freio de corrida especialmente desenvolvidas para track days, garantindo uma performance consistente em uma ampla faixa de temperaturas e resistência ao desgaste.
O Manthey Kit estará disponível para encomenda a partir de janeiro de 2025 na União Europeia e a partir de março de 2025 nos mercados fora da UE. O preço inicial é de 76.911 euros (R$ 470 mil, na cotação do dia, sem impostos específicos de cada país e sem custos de instalação).
A garantia de fábrica do 911 GT3 RS permanece inalterada, permitindo que os proprietários usufruam de todo o potencial de performance sem comprometer a cobertura de garantia.