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Por que a BMW sobra no mercado premium brasileiro?

Há uma máxima no futebol que vez ou outra é emprestada para outros departamentos do cotidiano: “time que está ganhando não se mexe”. Vamos pegar a expressão para falar um pouco do mercado premium automotivo, que vê um líder isolado, a BMW, sobrando nessa gorda fatia do varejo. Os alemães, entretanto, desobedecem a profecia futebolística e estão mexendo no time.

A BMW tem 46,10% de market share no mercado premium brasileiro e prepara uma avalanche de lançamentos nos próximos anos para se manter na mesma posição. Claro que os executivos da marca fazem mistério sobre alguns lançamentos, mas descobrimos que as próximas chegadas por aqui serão do novo i4, um sedã médio esportivo 100% elétrico, e do novo X1 com produção nacional, na planta da Araquari (SC). Isso ainda neste ano.

“Continuaremos com uma estratégia ofensiva de lançamentos fortes em 2023. Alguns a gente não pode revelar por questão estratégica, mas esse é um dos pilares de nossa estratégia (para se manter na liderança)”, define Michele Menchini, nova diretora comercial da BMW do Brasil.

Dentro dessa estratégia bávara passa, necessariamente, a eletrificação da frota. Até 2030, 50% da gama de carros da BMW no Brasil será de carros 100% elétricos e todos os segmentos das marcas do grupo (BMW e Mini) terão ao menos um modelo recarregado na tomada.

Outra mudança que visa a manutenção da liderança nós pudemos conferir de perto recentemente no interior de São Paulo, quando testamos os novos Serie 3 (320i) e o elétrico iX3.

O sedã é o carro da marca mais vendido do mundo e no Brasil não é diferente. O 320i com as motorizações 2.0 de 184 cv e 2.0 de 292 cv para o 330 são os representantes que exemplifica a sobra da BMW no market share. Segundo números da Fenabrave, o modelo tem 57,99% do mercado de sedãs grandes no país neste ano (janeiro a setembro). Vendeu, mesmo estando em transição de linha, 3.045 unidades, bem distante do segundo colocado, o Mercedes Classe C, com 691 emplacamentos.

As mudanças na linha 2023 do sedã foram pontuais. No design, que não precisava de fato mudar, apenas detalhes nos para-choques e nos faróis. Já na cabine, a oitava geração do sistema de infotainment lançada no futurista iX chegou ao sedã best-seller com uma enorme tela de 27 polegadas.

Mesmo não sendo o mais barato do segmento (R$ 307.950 a R$ 347.950), o 320i e até o 330e não deverão ter dificuldades para seguir sem olhar os concorrentes no retrovisor. A rival Mercedes caprichou no novo Classe C, mas ao colocar os dois modelos ao lado, a impressão é que o BMW está um patamar acima em esportividade (ao dirigir), imponência (no design externo) e elegância (no refinamento da cabine). Fica difícil para a concorrência chegar.

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