Publicidade

Polo de Goiana completa 10 anos como símbolo de inovação e desenvolvimento

Publicidade

Com uma capacidade de produção de 280 mil veículos por ano e um portfólio que inclui modelos como o Jeep Renegade, Compass, Commander, a Fiat Toro e a picape Ram Rampage, o Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), se tornou um exemplo de inovação e adaptação tecnológica. Mas o que mudou realmente nesses 10 anos? 

A adoção de novas tecnologias, a automatização de processos e o foco em sustentabilidade são apenas o começo de uma revolução que continua a impulsionar a economia local e a gerar oportunidades para milhares de pernambucanos e paraibanos. 

São 14,7 mil colaboradores entre Stellantis e o parque de fornecedores que também está instalado no Polo Automotivo. No total, temos uma geração estimada de 60 mil empregos em toda a cadeia produtiva. 

Essa chegada da planta mudou a vida de muitas pessoas ao redor do Polo Automotivo Stellantis de Goiana. Exemplo disto é a gerente de funilaria Sayonara Tavares, que está trabalhando na empresa desde 2015, quando iniciou sua trajetória como analista júnior. 

Publicidade

“Lembro que na faculdade os professores já falavam sobre a fábrica e foi daí que nasceu o sonho de trabalhar na Stellantis. Logo após a inauguração recebi uma oportunidade e faço parte até hoje”, afirma Sayonara com sorriso no rosto.

“Sou nordestina, paraibana, e muito feliz, pois estou a menos de 30 minutos de casa, então estou feliz demais com a oportunidade”, acrescentou. Para ela, ao longo dos 10 anos, todas as operações passaram por transformações para conseguir produzir uma linha sequencial com cinco modelos. 

A gerente de funilaria Sayonara Tavares | Foto: Divulgação

Quem conhece bem cada um desses cinco modelos e tem propriedade para falar sobre eles é o gestor do Polo Automotivo Stellantis de Goiana, Francis Ribeiro Jorge. O Plant Manager contribui com sua experiência e conhecimento profundo dos processos da montadora o tornam uma das principais autoridades sobre os cinco modelos produzidos em Goiana: Jeep Renegade, Compass, Commander, Fiat Toro e Ram Rampage.

“A planta de Goiana já nasceu muito tecnológica. O nível de automação que a fabrica tem em todos os processos”, destaca o gestor da planta. 

O gestor do Polo Automotivo Stellantis em Pernambuco também acredita que o uso intensivo de inteligência artificial e a análise estratégica de dados conferem maior estabilidade à unidade.

Gestor do Polo Automotivo Stellantis de Goiana, Francis Ribeiro Jorge | Foto: Vídeo/Reprodução

“Estamos ajustando nossos processos para receber as futuras tecnologias”, revela Francis Jorge. Ele ressalta que, ao longo dos últimos dez anos, o nível técnico dos colaboradores evoluiu e hoje atinge um padrão global. Além disso, a excelência em qualidade, o avanço tecnológico e as práticas de gestão são marcos que o gestor da planta destaca como conquistas desta década.

Inovações de assistência à condução
Os sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) elevam a segurança e o conforto dos veículos produzidos na unidade. Ao longo dessa década, a integração dessas tecnologias não só aprimorou a qualidade dos produtos, mas também ampliou as perspectivas de crescimento para a indústria automobilística e a comunidade local.

Desde 2015, quando a fábrica foi lançada, foram desenvolvidos diversos sistemas focados em segurança e conforto, como o AEB (Autonomous Emergency Braking – frenagem autônoma de emergência), o ACC (Adaptive Cruise Control – controle de cruzeiro adaptativo), o LKA (Lane Keep Assistant – assistente de permanência em faixa), o SPM (Semi-automatic Parking Maneuver – assistência semi-automática para estacionamento) e o SVC (Surround View Camera – câmera de visão 360º), entre outros. 

“A implantação desses recursos exigiu o desenvolvimento de know-how técnico pelos engenheiros no Brasil, a aquisição de equipamentos e tecnologias, a criação de ferramentas virtuais, além da montagem de laboratórios e pistas de teste. Foi também necessário ajustar a planta de Pernambuco e o parque industrial dos fornecedores para acomodar os componentes tecnológicos avançados”, detalha o vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia para a América do Sul, Márcio Tonani. 

Goiana como referência em ADAS

Na fábrica da Stellantis, em Goiana, o Grupo é responsável pelo Goiana Proving Ground, um centro de desenvolvimento de engenharia integrado à planta. Nele, são desenvolvidos sistemas ADAS de nível L2 (controle lateral e longitudinal) utilizando equipamentos de última geração, que oferecem alto grau de precisão e confiabilidade, alinhados às exigências internacionais. 

Durante o processo de desenvolvimento, o campo de provas também é utilizado para realizar testes em conjunto com os fornecedores, garantindo que os sistemas atendam plenamente às necessidades do mercado.

Publicidade
- Publicidade -

Recentes

Redes sociais

- Publicidade -

Notícias

Publicidade