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Picapes: como a Stellantis domina o mercado das caçambas

Não é de hoje que o veículo mais vendido do Brasil é a Fiat Strada. Como explicar o fato. O veículo é versátil, a picape que é disponível desde a cabine simples agradou geral e caiu no gosto de grande parte dos consumidores brasileiros.

A Strada parece que tem um DNA de blindagem desde a parte mecânica, que vai além da utilidade. Lembrei aqui que nem mesmo o teste da Latin NCap, que deu uma única estrela para a caminhonete, foi suficiente para impactar nas suas vendas.

Hoje, acompanhada de perto pela Chevrolet Montana, a Fiat prepara uma espécie de troco com a aplicação da motorização turbo no carro de caçamba. Ah! Você vai pontuar que a Montana mais equipada está um pouco acima, em relação ao produto, sim, mas a força da Fiat reagiu ao bom concorrente.

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O Grupo Stellantis detém uma grande fatia no segmento das picapes. Para quem busca uma opção maior que a Strada, tem a hoje, quase imbatível, Toro como alternativa. De porte maior, o modelo traz mais itens de conforto e tecnologia a bordo.

A única categoria que a Stellantis não aparece, pelo menos por enquanto, é entre as picapes médias. A boa notícia para os Fiat lovers é a chegada da Fiat Titano, que vai concorrer com Hilux, Ranger, L200, S10, Amarok e companhia. A picape média é baseada na Peugeot Landtrek. Ainda não há informações de motorização, mas é possível que a Fiat tenha várias versões – como de costume.

Com isso, é possível que a Titano tire algumas vendas da turma liderada pela Hilux? Acho que sim, mas lembro que o comprador das médias geralmente é bem fiel à marca. Principalmente os da Toyota.

Quer uma caminhonete ainda maior? Não precisa nem sair da Stellantis. O Grupo ainda tem a família RAM e Jeep. Gladiator é uma das opções para quem busca uma vida dupla entre cidade e offroad.

RAM 1500 Classic é a porta de entrada para o mundo do Carneiro. Mas em breve teremos no mercado uma picape de porte da Hilux, que será fabricada em Goiana (PE) – aumentando ainda mais a força do Grupo.

RAM 2500, 3500 e agora a Limited são as maiores picapes disponíveis no mercado. A 3500, no entanto, precisa de CNH do tipo C para condução e nesse ponto não é nada fácil enfrentar a mais vendida no mundo, Ford F-150.

Vendas
No segmento dos comerciais leves, a Fiat encerrou o ano de 2022 com 48,82% de participação. A estratégia do Grupo Stellantis é dominar os segmentos das picapes que vão desde as compactas até as picapes grandes, como as caminhonetes da Ram.

Em 2022, a Fiat Strada foi o veículo mais vendido do Brasil. Nos 12 meses, acumulou 112.456 unidades. A Toro aparece em seguida, com 49.567 emplacamentos. A segunda picape mais vendida no ano passado.

No segmento das grandes, a Ram 1500 e 2500 seguem na frente, com 1.251 e 1.046 unidades, respectivamente. A Ram 3500 é a que mais vende da categoria, com 2.204 unidades. Porém é preciso de CNH do tipo C para conduzir a gigante.

Este ano, no acumulado até abril, o cenário da Strada permanece o mesmo. A picape segue na liderança e soma 31.823 unidades. A GM Montana (6ª posição), que chegou para tentar bater com Toro e Strada, soma 7.515 unidades neste quadrimestre. A Renault Oroch, aparece um pouco mais abaixo (8° lugar/) com 3.800 unidades emplacadas no período em questão.

Como foi dito acima, o único segmento que a Stellantis some é nas picapes médias. Hoje, a Hilux é a que mais vende da categoria. É a terceira caminhonete mais vendida, logo abaixo da Toro.

Picapes médias (1° quadrimestre 2023):
1. Hilux – 13.810 unidades
2. GM S10 – 9.004 unidades
3. Ford Ranger – 5.341 unidades
4. Mitsubishi L200 – 3.332 unidades
5. Nissan Frontier – 2.113 unidades

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