A Peugeot anunciou o retorno da sigla GTi com o lançamento do E-208 GTi, primeira versão 100% elétrica da tradicional linha esportiva da marca francesa. Com motor de 280 cavalos de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, o hatch compacto busca aliar desempenho, eficiência energética e dirigibilidade no uso diário.
O novo modelo estreia 40 anos após a chegada do 205 GTi, lançado em 1984, considerado um marco entre os hatchbacks esportivos. Desde então, outros modelos como 306, 206, 207 e o próprio 208 carregaram a sigla GTi, reconhecida por seu apelo dinâmico e herança no automobilismo.
A versão elétrica foi desenvolvida pela Peugeot Sport, braço de competição da marca, com apoio do estúdio de design em Vélizy, na França. O E-208 GTi foi revelado oficialmente durante as 24 Horas de Le Mans, um dos eventos mais importantes do calendário de automobilismo, reforçando o vínculo entre a tradição esportiva da marca e sua nova fase eletrificada.
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Motor e desempenho
O E-208 GTi é equipado com motor elétrico de 280 cv e torque de 345 Nm. Segundo a fabricante, trata-se do hatch compacto elétrico com maior desempenho do mercado. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h e a tração é dianteira.
A bateria tem capacidade bruta de 54 kWh e foi projetada para preservar o desempenho mesmo em uso intenso. A autonomia estimada no ciclo WLTP é de 217 milhas (aproximadamente 350 km). O sistema de carregamento suporta até 100 kW em corrente contínua, permitindo recarga de 20% a 80% em cerca de 30 minutos.
Para lidar com o aumento de potência, o E-208 GTi recebeu modificações estruturais. O chassi foi rebaixado em 30 mm, e as bitolas foram alargadas em 56 mm na dianteira e 27 mm na traseira. O modelo também adota pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 (215/40 R18) e freios com discos de 355 mm na dianteira e pinças de quatro pistões.
A suspensão conta com ajustes específicos, como molas, amortecedores com batentes hidráulicos e barra estabilizadora traseira. O diferencial de deslizamento limitado, integrado ao sistema de transmissão, contribui para a estabilidade em curvas. O controle de estabilidade (ESP) tem modo Sport, que reduz a interferência dos assistentes eletrônicos.
Visualmente, o E-208 GTi mantém o desenho do 208, mas com alterações pontuais. As rodas de 18 polegadas têm acabamento perfurado inspirado nas “Speedline” do 205 GTi. Arcos de roda alargados, spoiler dianteiro, difusor traseiro e detalhes em vermelho, como nas pinças de freio, completam o pacote visual. A cor vermelha exclusiva é uma referência direta ao primeiro GTi.
Por dentro, o carro traz bancos com encosto integrado, acabamento em Alcantara® e tecidos específicos. Volante compacto, iluminação ambiente vermelha e elementos gráficos no painel reforçam o caráter esportivo. O modelo também conta com sistema de som interno que simula o desempenho do motor.
O painel de instrumentos digital e a central multimídia exibem informações em vermelho como padrão, mas é possível escolher outras sete cores. O sistema multimídia é o i-Connect Advanced com navegação conectada TomTom, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.