A pesquisa mostra que a frustração vai além da “ansiedade de autonomia”, que é um medo comum de ficar sem bateria. A pesquisa da Universidade analisou mais de 1 milhão de estações de carregamento na América do Norte, Europa, Ásia, ao longo de 10 anos.
“Os motoristas de veículos elétricos também observam rotineiramente motoristas de veículos com motor a gasolina roubarem vagas de estacionamento reservadas para carregamento de veículos elétricos”, diz a pesquisa.
LEIA MAIS
+ Anfavea quer antecipar tributo de 35% para importação de eletrificados
Uma das principais conclusões do estudo, descoberta através de modelos personalizados de inteligência artificial (IA) treinados em dados de revisão de veículos elétricos, é que as estações de carregamento nos EUA têm uma pontuação média de fiabilidade de apenas 78%, o que significa que cerca de uma em cada cinco não funciona.
Eles são, em média, menos confiáveis que os postos de gasolina normais, disse o estudioso Omar Asensio. “Imagine se você for a um posto de gasolina tradicional e duas em cada dez vezes as bombas falharem”, indaga. “Os consumidores se revoltariam”, afirma.
Hoje, há mais de 64.000 estações públicas de carregamento de VE nos EUA, de acordo com o Alternative Fuels Data Center do Departamento de Energia dos EUA.
Uma das principais descobertas da pesquisa da Asensio é sobre a confiabilidade das estações públicas de carregamento de veículos elétricos:
“Os motoristas de veículos elétricos muitas vezes encontram equipamentos quebrados, tornando o carregamento, na melhor das hipóteses, pouco confiável e simplesmente não tão fácil quanto a maneira antiga de reabastecer um tanque de gasolina. A razão? Ninguém faz manutenção nessas estações”, diz Asensio.