Publicidade

O superesportivo Audi RS 6 Avant GT é confirmado para o Brasil

Audi do Brasil anuncia o lançamento do exclusivo superesportivo RS 6 Avant GT ao País. A edição limitada de 660 unidades do modelo em todo o mundo – serão 10 unidades direcionadas ao mercado brasileiro – oferece um visual inédito, com spoilers, difusores e para-choques exclusivos, além do uso de fibra de carbono em elementos espalhados por toda a carroceria. Novas rodas de 22 polegadas, bancos em concha especiais e detalhes exclusivos como a numeração da série especial (0 a 660) no console central tornam o veículo uma lenda antes de sua estreia.

“Quem já teve o deleite de acelerar o RS 6 Avant sabe que guiou um carro excepcional, fora de série. E como lapidar esse verdadeiro hors-concours sobre rodas? O desafio foi à altura do ícone, e estamos muito orgulhosos em trazer ao Brasil o fruto desse projeto. A versão limitada RS 6 Avant GT certamente irá conquistar o coração dos seu seleto grupo de clientes”, destaca Gerold Pillekamp, head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.

Os primeiros esboços do RS 6 Avant GT remontam ao conceito RS 6 GTO, de 2020, desenvolvido pelas mãos de doze jovens sob a supervisão de mecânicos e pintores automotivos da marca das quatro argolas, que trabalharam em conjunto por seis meses com o apoio da Audi Design. Eles tiraram a maior parte de sua inspiração do lendário carro de corrida Audi 90 quattro IMSA GTO, de 1989. O resultado final do projeto demonstra o potencial dos jovens talentos e como eles podem contribuir com a fabricante, mesmo durante o processo de aprendizado.

O novo Audi RS 6 Avant GT se destaca das outras versões esportivas da linha, como o RS 6 Avant e o RS 6 Avant Performance, graças à sua aparência ainda mais impressionante, baseada no conceito RS 6 GTO. Essa inspiração se torna evidente já na dianteira, com a ampla grade frontal singleframe e as entradas de ar em acabamento preto brilhante, formando uma peça uniforme que faz o veículo parecer ainda mais baixo e largo. Lâminas verticais e colmeia com desenho exclusivo no para-choque, assim como o capô fabricado em fibra de carbono com acabamento exclusivo, completam o visual dianteiro.

Na lateral, saídas de ar posicionadas atrás das exclusivas rodas de 22 polegadas de seis raios reduzem a pressão do ar no arco da roda e melhoram o resfriamento do freio. Assim como o capô, os para-lamas também são feitos inteiramente de fibra de carbono, pela primeira vez na história da marca das quatro argolas. Inserções nas saias laterais e capas de espelhos retrovisores em carbono brilhante completam o perfil dessa máquina sobre rodas.

Na traseira, inserções na tampa do porta-malas, nomenclatura, logotipo e difusores em preto brilhante com refletor centralizado verticalmente faz o carro parecer ainda mais largo. Acima do vidro traseiro, destaque para a asa dupla inspirada no automobilismo – herança do protótipo desenvolvido pelos aprendizes. Pela primeira vez na história do RS 6 Avant, os trilhos do teto foram removidos para criar uma silhueta ainda mais plana e esportiva. Além disso, há freios de cerâmica com pinças de freio vermelhas como item de série.

A carroceria do modelo recebe uma combinação exclusiva de cores: a tonalidade externa em Arkona White é acompanhada de inserções nas tradicionais cores Audi Sport – preto, cinza e vermelho – e rodas especiais na cor branco brilhante especialmente desenhadas para esta versão.

Cockpit 

O RS 6 Avant GT sai da linha de produção com o pacote de design RS plus como padrão. A cabine tem o preto como tonalidade predominante, realçada por diversos detalhes que trazem requinte e exclusividade ao modelo, como por exemplo as costuras aparentes em colorações complementares como vermelho e cobre, além das combinações de materiais e texturas pensadas nos mínimos detalhes para reforçar ainda mais a sofisticação a bordo, transmitindo aos ocupantes a sensação de vestirem um terno de alta costura para uma festa de gala. Além disso, o modelo oferece teto solar panorâmico que amplia a luminosidade na cabine.

Encaixes precisos, revestimentos nobres e a identificação “RS 6 GT” por todo o interior, como no console central, tapetes e assentos, reforçam a exclusividade do modelo. Os novos bancos tipo concha RS oferecem a combinação de couro dinâmica e costura em favo de mel com costura aparente em tonalidade cobre. Os cintos de segurança chamam a atenção com sua cor vermelho carmesim, e como destaque especial, o console central apresenta o número de série do carro limitado a 660 unidades.

Incluído pela primeira vez no mercado brasileiro nessa geração do modelo, o novo Audi RS 6 Avant GT é equipado com o inédito sistema de som Bang&Olufsen 3D ADVANCED, com dois auto-falantes direcionais e motorizados no painel frontal e 19 auto-falantes com imãs de Neodymium High-quality.

O novo RS 6 Avant GT é equipado com o consagrado motor 4.0 TFSI biturbo, V8, otimizado para entregar ainda mais performance. No total, o modelo desenvolve 630 cavalos de potência e 830 Nm de torque máximo. A potência é fornecida à tração integral permanente quattro por meio da caixa de câmbio Tiptronic padrão de oito velocidades com tempos de troca otimizados.

O poderoso conjunto mecânico garante ao modelo números de superesportivo de pistas de competição: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada com primazia em apenas 3,3 segundos. Já a aceleração de 0 a 200 km/h ocorre em apenas 11,5 segundos. A velocidade máxima padrão é de 305 km/h.

Assim como o RS 6 Avant Performance, o RS 6 Avant GT usa a versão mais recente do diferencial central de bloqueio. Especialmente leve e compacto, ele distribui a potência do motor para o eixo dianteiro e traseiro na proporção de 40:60. Se ocorrer deslizamento, mais torque de transmissão é aplicado automaticamente ao eixo com melhor tração – até 70% pode fluir para o eixo dianteiro e até 85% para o eixo traseiro. O diferencial central retrabalhado melhora a dinâmica de direção, garantindo maior precisão e controle nas curvas em alta velocidade.

Para distinguir ainda mais a edição especial de outros modelos da linha RS, o diferencial esportivo quattro no eixo traseiro foi especialmente ajustado para o RS 6 Avant GT. Os novos parâmetros focam em maior agilidade e viés traseiro no modo de direção “dinâmico”. Os clientes se beneficiam de um manuseio esportivo, neutro e altamente preciso com o auxílio da suspensão esportiva RS plus com Dynamic Ride Control (DRC).

Por fim, os novos pneus Continental “Sport Contact 7” de 22 polegadas (285/30 R22) e alto desempenho garantem a aderência necessária para uma condução dinâmica e esportiva em diferentes circunstâncias da via. Além disso, a distância de frenagem é até dois metros menor com os novos pneus ao frear de 100 a 0 km/h.

Outro diferencial do novíssimo RS 6 Avant GT em relação ao RS 6 Avant é que ele não é totalmente montado na linha de produção da marca na cidade de Neckarsulm, na Alemanha. Após as etapas de construção da carroceria e oficina de pintura, as 660 unidades da série especial serão encaminhadas para outra linha de montagem perto dali, em Böllinger Höfe, onde os e-tron GT quattro e RS e-tron GT são fabricados em pequenos lotes de produção.

Essa instalação é altamente flexível e única dentro do Grupo, oferecendo as melhores condições para lapidar os últimos detalhes de montagem do Audi RS 6 Avant GT, que é realizada em sua etapa final por sete funcionários experientes em três estações de montagem configuradas especialmente para esta edição especial. Cada veículo passa um dia inteiro por lá, e todos os elementos exclusivos do modelo são instalados manualmente, incluindo o capô, para-lamas, painéis laterais, asa dupla, para-lamas dianteiros e traseiros, e a suspensão ajustável.

Vale destacar que a produção em Böllinger Höfe é neutra em carbono líquido. Para atingir isso, a Audi usa eletricidade verde e calor de fontes renováveis ​​– um marco importante tanto para a marca das quatro argolas. As emissões de CO² que a Audi ainda não pode evitar por meio de fontes de energia renováveis ​​são compensadas usando créditos de carbono de projetos ambientais certificados. A empresa está, portanto, fazendo uma contribuição significativa para a meta de zerar as emissões de carbono até o ano de 2050.

 

Audi do Brasil

A Audi celebrou 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.

Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade