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O CJ-2A, primeiro modelo civil da Jeep, completa 75 anos de existência

A Jeep lançou, em 17 de julho de 1945, o seu primeiro modelo civil, que também foi responsável por estrear a grade dianteira com sete vendas, marca registrada dos veículos da marca até hoje. Apesar do marco histórico, o utilitário não teve uma vida muito longa, sua produção durou apenas quatro anos e terminou em 1949.

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Apesar do pouco tempo de vida, o modelo teve uma grande importância história e acabou dando origem à família CJ (abreviação de civilian jeep – Jeep civil) que seguiu até a década de 1980 e que passou a tradição para os Wrangler e Gladiator.

Com 215 mil unidades fabricadas, o CJ-2A se parecia muito com o Jeep pioneiro, o Willys MB, com alguns detalhes diferenciados como a porta traseira que jogou o estepe para a lateral, os faróis maiores e a grade com sete fendas, duas a menos que o MB. Ele também contava com tampa de combustível externa, além de outros itens não incluídos no antecessor militar.

A transmissão T-90 substituiu a T-84 do MB, mas o motor Go-Devil foi mantido. Vários recursos do CJ-2A, como o sistema propulsor, a caixa de transferência Spicer 18 e os eixos flutuantes foram encontrados em diversos veículos da marca nos anos seguintes.

Na época, o CJ-2A podia ser equipado com assentos extras (de passageiro na frente e traseiros), tomadas de força para implementos agrícolas, guincho, removedor de neve e outras ferramentas.

Outras opções ainda eram espelho retrovisor central, capota de lona, guincho, elevador hidráulico traseiro, cortador de grama, limpadores de para-brisa duplos a vácuo, lanternas traseiras duplas, aquecedor, degraus laterais e protetor de escova do radiador.

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