O presidente da Volkswagen, Ciro Possobom, ontem à noite, fez um balanço do que representou o ano de 2024 para o fabricante que vendeu 56 mil carros a mais, comparado à 2023. O executivo ainda anunciou o novo diretor de comunicação e sustentabilidade, Cláudio Rawicks, e projetou na tela alguns dos seus próximos lançamentos.
Nivus GTS, o SUV compacto Tera, os importados Jetta GLi e Golf GTi e olhe que serão 16 carros até 2028. Entre eles, uma picape média compacta, concorrente da Fiat Toro, um SUV de sete lugares e o novo Tiguan 2025, que está sendo apresentado no Los Angeles Auto Show.
LEIA MAIS
+ Novo Song Plus Premium é apresentado pela BYD no Brasil
O Tiguan redesenhado foi confirmado pelo chefe da empresa que sabe da importância do veículo no line up do fabricante. “O Tiguan é um dos nossos carros mais desejados e a continuidade desse projeto está em nossos planos sim”.
A renovação do Tiguan é o que consideramos a mudança da água para o vinho. O carro “cresce” em acabamento, tecnologia (opção de tela central de 15 polegadas ante a de 12,9) e cluster digital com 12,3 para exibir os relógios e os modos de condução. Carregador de indução, conexão sem fio com os celulares, 10 bolsas de ar, banco dianteiro com memória.
A mecânica recebe o motor 2.0 turbo de 201 cv que trabalha com a transmissão automática de 8 velocidades. O SUV tem a opção da tração 4Motion mas a versão R com tração dianteira deverá ser escolhida pela montadora no Brasil. O veículo utiliza a mesma plataforma MQB atualizada e espera-se que ele compartilhe grande parte da sua estrutura com o SUV Tayron.
A Volks do Brasil reforça que continua com o atual Tiguan, pelo menos por enquanto. Mas o novo vem e acaba de vez com os rumores que deixaria de ser atualizado no país. Quanto ao prazo de chegada está em aberto mas a aposta é que seja para o último trimestre de 2025.
O design é atraente e aproxima o SUV do padrão de acabamento utilizado pela Audi, por exemplo. A textura a bordo mostra isso, desde a customização da iluminação de cabine ao toque das peças, do painel.
A impressão visual do carro, em exposição no Salão da Califórnia, com rodagem aro 20, faróis full LED com sinalização que une as peças, tanto na frente quanto na traseira e logotipos ilumidados são componentes do automóvel que destaca a grade frontal com assinatura da família de SUVs de maior porte da VW.