A Latin NCAP divulgou uma nova rodada de testes de colisão: Toyota Corolla e os novos Volkswagen Virtus e Polo. Todos os modelos são feitos no Brasil e, o Virtus, segue a versão indiana, que chega ao Brasil em 2023. O destaque fica por conta do novo Polo, que perdeu estrelas e caiu de cinco para três.
O Polo com 4 airbags (2 frontais e 2 laterais cabeça/corpo) e ESC de série alcançou 73,21% no Ocupante Adulto, 71,33% no Ocupante Criança, 51,41% na Proteção de Pedestres e 58,14% na Assistência à Segurança.
Segundo o Latin NCAP, a indisponibilidade das tecnologias ADAS e airbag de cortina limitou o modelo a obter classificações mais altas. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
“Embora o desempenho de três estrelas do Novo Polo signifique que é um veículo com razoável nível de segurança, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve almejar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, disse o secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
Segundo o relatório, no impacto frontal, o Novo Polo apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço do adulto. A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis. O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção adequada a boa.
Confira o vídeo do teste de colisão do novo Polo:
Novo Virtus
O Novo Virtus com 6 airbags e ESC de série alcançou 92,35% no Ocupante Adulto, 91,84% no Ocupante Criança, 53,09% na Proteção de Pedestres e 84,98% na Assistência à Segurança.
O modelo foi avaliado para impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, chicotada, proteção de pedestres, cidade e alta velocidade AEB e ESC. O modelo foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
O Latin NCAP avalia a versão mais básica em equipamentos de segurança passiva dos modelos e recomenda que os consumidores adquiram as versões equipadas com as tecnologias ADAS avaliadas e com bom desempenho.
Confira o vídeo do teste de colisão do Volkswagen Virtus:
Toyota Corolla
O Corolla, que oferece 7 airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento de série desde 2017, alcançou 83,31% no Ocupante Adulto, 91,84% no Ocupante Criança, 59,72% na Proteção de Pedestres e 81,57% na Assistência de Segurança.
O modelo foi avaliado pela quinta vez por decisão voluntária do fabricante. Em 2019, a versão atual do Corolla obteve cinco estrelas para a Proteção de Ocupantes Adultos e Infantis no protocolo anterior do Latin NCAP.
Nessa altura, foram avaliadas tecnologias de assistência à segurança e proteção de peões com o objetivo de avaliar o modelo ao abrigo do próximo e mais exigente protocolo.
O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, efeito chicote, proteção de pedestres, frenagem autônoma de emergência (AEB) urbana e em alta velocidade, Sistemas de Apoio de Trilhos (LDW, LKA e RED).
Confira o vídeo do teste de colisão do Toyota Corolla: