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Novo Jetta GLI 2023 ganha novos recursos de segurança ativa

A Volkswagen lançou o novo Jetta GLI, que chega na versão 2023 focado em segurança e tecnologia. O motor 350 TSI segue equipando o modelo, gerando 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. O sedã atinge os 100 km/h em apenas 6,7 segundos e alcança velocidade máxima de 249 km/h.

O destaque fica para o novo pacote de assistências ao condutor (ADAS) que, agora, possui nove itens de série. No lançamento em junho, o Jetta já contava com Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) na lista de assistências.

No visual, o novo Jetta GLI 2023 não recebeu alterações e segue da mesma forma que a geração anterior. O sedã já está disponível em todas as concessionárias do país.

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Confira abaixo as novas tecnologias de segurança:

  • Assistente Ativo de Mudança de Faixa (Lane Assist): com o sistema em funcionamento, o GLI monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente, caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir a outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema utilizando o volante e o sistema não será ativo quando o motorista acionar a seta para efetuar a troca de faixa.
  • Assistente de Condução Ativo (Travel Assist): diferentemente do Lane Assist (que atua somente para corrigir uma eventual distração), o sistema oferece mais conforto ao condutor ao manter o veículo centralizado na faixa de rodagem. Além disso, é possível configurar a velocidade do GLI e a distância em relação ao carro da frente. Caso o sistema detecte que o motorista não está com as mãos no volante, o GLI emite alertas sonoros e, no caso de falta de resposta do condutor, começa a reduzir a velocidade até sua parada total, quando acende o pisca-alerta.
  • Assistente Traseiro de Saída: em manobras em marcha ré, como ao sair de uma vaga perpendicular, o sistema detecta outros veículos cruzando a traseira e emite alertas ao condutor. No caso do motorista não reagir a tempo, é acionada a frenagem automática, evitar uma possível colisão.
  • Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring): já presente no Taos, os sensores em todo o perímetro do carro detectam veículos, motocicletas e/ou bicicletas no ponto cego do espelho retrovisor. Uma indicação visual é projetada nos espelhos retrovisores externos, indicando que o motorista não deve efetuar a troca de faixa. O volante do GLI também oferecerá maior resistência caso o condutor tente mudar de faixa nestas condições.
  • Detector de Pedestres + Frenagem Autônoma: o radar frontal fica constantemente monitorando a via e também é capaz de detectar pedestres que estejam na rota do GLI, acionando a Frenagem Autônoma de Emergência quando necessário, visando diminuir o impacto ou até mesmo evitar uma colisão ou atropelamento.
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