Publicidade

Novo GR Yaris é ainda mais forte e pronto para as pistas

A Toyota Gazoo Racing lançou a estreia mundial do GR Yaris no Tokyo Auto Salon 2024. As vendas estão programadas para iniciar na primavera deste ano lá do outro lado do mundo. Com as modificações, o GR Yaris é ainda mais forte.

Os principais elementos incluem a evolução do motor turbo de três cilindros para fornecer ainda mais potência e torque e a introdução de uma nova transmissão automática GR Direct de oito velocidades, projetada para mudanças de marcha rápidas em competição.

O motor conta com 304 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, o que deixou o GR Yaris ainda mais forte. O modelo tem 1.300 kg na configuração automática e 1.280 na manual. “Ao mesmo tempo que a potência do motor foi aumentada, foram tomadas medidas para garantir a manutenção da durabilidade”, disse a Toyota.

“Um refrigerador de fluido de transmissão automática é padrão em veículos equipados com a transmissão automática recém-desenvolvida. Além disso, um sub-radiador, entrada de ar frio e pulverizador intercooler estão recentemente disponíveis como opções instaladas de fábrica na forma de um ‘Pacote de Refrigeração’ que leva em consideração a competição no automobilismo”, detalhou a empresa japonesa.

A pista de corrida e a etapa de rali foram o campo de provas, com o motor testado até ao limite no Campeonato de Rali do Japão e na série Japonesa de Corrida de Resistência.

Sobre a mudança do câmbio manual para o automático, a empresa japonesa destaque que a unidade foi projetada para oferecer a redução mais rápida possível. “Permite que o motorista se concentre mais fortemente na direção e no uso dos pedais de freio e acelerador”, explica a montadora.

Apesar disso, a Toyota ainda não abandonou de vez a transmissão manual. No site de imprensa da marca, ainda consta a disponibilidade da troca marcha com uma caixa manual de 6 velocidades.

LEIA MAIS
+ Novo Duster é oficialmente lançado; saiba preços e detalhes

A suspensão também foi ajustada para maior controle de dirigibilidade e desempenho robusto sob cargas elevadas, com taxas de mola revisadas e um conjunto de amortecedor dianteiro reforçado.

Na parte estrutural do carro, a carroceria leve do GR Yaris ficou ainda mais rígida com um aumento de cerca de 13% nas soldas por pontos e a aplicação de aproximadamente 24% mais adesivo estrutural. Como resultado, a resposta de guinada do carro, o feedback da direção e a sensação de aderência foram melhorados.

As rodas são de alumínio forjado BBS 8J inserção 45 mm, calçadas com pneus 225/40ZR18 Michelin Pilot Sport 4S.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade