SÃO PAULO – A nova geração do BMW X1 chegou com diversas novidades. A nova plataforma U11 deixou o SUV mais comprido, mais largo e com mais espaço interno. Além disso, há calibração no motor e em todo o conjunto mecânico do carro. Agora, o novo X1 será produzido no Brasil, em Araquari (SC).
No rodar, o motor 2.0 turbo está mais potente, com 12 cv a mais, chegando aos 204 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo Steptronic de 7 velocidades de dupla embreagem para todas as versões. A nova geração do SUV também conta com novo ajuste de suspensão, novas molas e toda uma recalibração de direção. Fizemos um trajeto com o X1 M Sport em um trecho na estrada dos Romeiros, em São Paulo.
O local tem bastante curvas e, apesar disto, o X1 se mostrou competente na missão de entregar estabilidade. A percepção é que a carroceria rola pouco nas curvas. Mesmo dirigindo em rotações mais altas e entrando mais duro nas curvas, o SUV não mostrou que poderia perder a estabilidade. Em nenhum momento.
As rodas, nesta versão topo, são de 20 polegadas e de perfil baixo. Em trechos mais prejudicados, o carro acaba sentindo bastante as imperfeições e a impressão é de uma batida seca.
Apesar de se ouvir bastante o grito dos pneus fritando no asfalto, o X1 é divertido de dirigir em trechos sinuosos. Se quiser uma tocada mais confortável, basta mudar na multimídia e o conforto de um verdadeiro BMW estará a bordo em toda a viagem.
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Design
Na parte visual, o frontal recebeu um novo para-choque, que deixou o carro com um aspecto de maior robustez. Na geração passada, o carro passava “despercebido” pelas ruas, mas a nova geração do X1 deixou ele mais acertado.
A tradicional grade de duplo rim agora tem um novo formato e está mais quadrada. O capô do carro também está mais imponente, assim como o farol, que tem um novo desenho.
Na versão topo de linha, sDrive 20i M Sport, as diferenças visuais são voltadas para trazer um aspecto de mais esportividade ao modelo. O M Sport conta com detalhes em black piano. Por outro lado, na versão intermediária X-Line há mais detalhes em cromado
Interior
O habitáculo da 3ª geração do BMW X1 chega com um visual mais futurista. Mais tela e menos botões. Por falar em telas, há duas delas integradas logo no painel. A multimídia tem 10,7″, enquanto que o painel de instrumentos tem 10,2″.
Apesar das boas respostas ao toque, a tela traz para si a responsabilidade de armazenar muitas funções. Ao primeiro olhar e direção, o condutor pode se perder um pouco para achar alguns comandos.
O ar-condicionado, por exemplo, perdeu o botão e agora é configurável por meio da tela. É fácil de alterar, mas o condutor acaba precisando desviar sua atenção para fazer uma mudança básica. O comando de voz pode ser usado como uma alternativa. Basta dizer: “Olá, BMW” e pedir para mudar a climatização por meio da voz.
O volante é novo e multifuncional. Contudo, para fazer mudanças com relação ao trajeto, consumo médio e resetar a trip, por exemplo, não está posicionado em botões no volante do SUV.
O carregador por indução funciona bem e apesar de não contar com ventilação (mesmo na versão mais cara), não esquenta tanto o smartphone. Os bancos são confortáveis. Nas curvas, as abas são robustas e seguram bem as costas de quem anda na primeira fileira.
Produção nacional
O novo BMW X1 tem produção nacional e será fabricado em Araquari, Santa Catarina. Por enquanto, os modelos disponíveis no Brasil ainda são importados. Mas segundo a BMW, já em abril, a produção do carro será iniciada na planta que é localizada na região Sul do país.
Uma outra novidade é a versão “de entrada” para o mundo dos SUVs BMW. O X1 sDrive 18i GP é equipado com motor 1.5 turbo de 156 cv e 23,4 kgfm de torque.
Confira os preços do BMW X1 2023
BMW X1 sDrive18i GP: R$ 296.950
BMW X1 sDrive20i X-Line: R$ 328.950
BMW X1 sDrive20i M Sport: R$ 349.950