A CATL anunciou avanços em sua linha de baterias para veículos elétricos (EVs), com destaque para a nova geração das células Shenxing, que prometem carregamento ultrarrápido, maior autonomia e desempenho estável em temperaturas extremas. A empresa também revelou inovações em baterias de potência dupla e íons de sódio.
A segunda geração das baterias Shenxing é capaz de adicionar até 520 quilômetros de alcance em cinco minutos de carregamento, o equivalente a 2,5 quilômetros por segundo. O alcance total anunciado para esse sistema é de até 800 quilômetros. A bateria também pode ser recarregada de 5% a 80% em 15 minutos, mesmo em temperaturas de até -10°C.
LEIA MAIS
+ Alta demanda pressiona oferta de vidros blindados, mas setor mantém crescimento
Em comparação, a primeira geração da Shenxing, lançada em 2023, oferecia carregamento de 400 quilômetros em dez minutos. A nova tecnologia supera esse desempenho e também os números mais recentes da rival BYD, cujas baterias podem recuperar 400 quilômetros em cinco minutos.
Outro destaque apresentado é o sistema “Freevoy Dual Power Battery”, que combina duas zonas de energia independentes com diferentes composições químicas. Essa arquitetura pode elevar a autonomia total para mais de 1.500 quilômetros. A bateria secundária atua como extensor de alcance e não utiliza grafite, o que pode reduzir custos e tamanho, embora ofereça velocidade de carregamento inferior e menor número de ciclos.
A previsão da CATL é que a tecnologia de potência dupla comece a ser adotada em veículos de produção nos próximos dois a três anos. A empresa ainda não divulgou quais montadoras devem ser as primeiras a utilizar o sistema.
Além disso, a fabricante chinesa anunciou que suas baterias de íons de sódio entrarão em produção em dezembro de 2025. Esse tipo de célula oferece resistência a baixas temperaturas e pode substituir baterias de chumbo-ácido ou de fosfato de ferro e lítio.
Segundo a CATL, os testes indicam operação segura mesmo em caso de danos físicos severos e desempenho funcional em temperaturas de até -40°C.
As baterias de íons de sódio têm alcance estimado em mais de 200 quilômetros em veículos híbridos plug-in e prometem até 10 mil ciclos de carga. A recarga de 30% a 80% pode ser feita em 30 minutos mesmo em temperaturas de -30°C. A expectativa é que essa tecnologia seja mais acessível economicamente com o avanço da produção em escala.