Uma das principais causas de acidente no mundo são a associação do celular e volante. É comprovado que o uso do smartphone ao dirigir distrai o motorista. Pensando nisto, uma nova tecnologia está sendo testada para minimizar essa conduta.
Seattle e Washington, nos Estados Unidos, estão colocando placas portáteis que fazem uma leitura digital da velocidade e pede para reduzir. Em alguns locais, as placas também vão pedir para o motorista largar o celular.
Os “sinais inteligentes” usam uma tecnologia infravermelha e podem detectar, por exemplo, alta velocidade, falta de cinto de segurança e distração ao volante.
LEIA MAIS
+ Entre os 20 elétricos mais vendidos de 2024, sete são da BYD
As leituras, no entanto, não são punitivas e não resultarão em multas. São apenas para alertar e tentar conscientizar os motoristas. Por outro lado, os bons condutores serão saudados com um rosto sorridente.
Segundo o CEO da SaferStreet Solutions, empresa que faz as placas, Tim Hogan, disse que a tecnologia pode reduzir a distração ao dirigir em até 40% quando deixada em um único local por um mês.
De acordo com um relatório recente da Cambridge Mobile Telematics, há um aumento alarmante no uso do telefone ao volante nos EUA desde o início da pandemia.
“Os motoristas estão gastando mais tempo usando seus telefones enquanto dirigem e fazendo isso em mais viagens. Os motoristas interagiram com seus telefones em quase 58% das viagens em 2022”, ressalta a Cambridge.