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Nova SW4 chegaria “renovada” em agosto, mas só virá em novembro

Atenção toyoteiros de plantão. O que vem pela frente pode não agradar em cheio como a “grande mudança” na SW4 modelo 2021. Rumores dão conta que o SUV ganhará pequenas alterações visuais e, além disso, um pouco mais de tecnologia como a aplicação do Carplay e do Android Auto na nova central multimídia. Débito que será quitado em toda linha de veículos vendidos no Brasil pelo fabricante.

Mudar demais nunca foi o forte da Toyota, principalmente dos produtos que são produzidos em Zárate, na Argentina. O xodó do Brasil entre os SUVs carrega a grife Hilux e praticamente acompanha a galopada do dólar na relação aos preços. Como sobe de valor esse carro! Um dia desses, em 2016, custava R$ 200 mil. Estive no lançamento da versão a óleo, que atualmente custa incríveis R$ 273 mil da SRX e dispara para R$ 284 mil no modelo Diamond, com alguns mimos exclusivos, a exemplo da cabine em couro claro, chave branca, acabamento interno personalizado, a nomenclatura nas soleiras, bancos climatizados e o som JBL com subwoofer na tampa da mala.

Por falar em som destaco que é uma das poucas deficiências da Toyota não entregar um sistema de áudio bacana em todas as versões (mesmo sem grife). Vide Corolla e Yaris que entram no mesmo bojo. Quem gosta de música, como eu, tem que tratar de melhorar o que vem de fábrica.

O facelift da SW4 com novos faróis, para-choques, grade dianteira, frisos e redesenho de rodas e estribos estava programado para a segunda metade de agosto. Literalmente antecipado do que estava previsto para o último trimestre do ano, mas na atual situação, de fecha tudo por causa da pandemia gerada pela covid-19, os prazos foram deslocados para o final de outubro, ou até quem sabe o começo de novembro.

A SW4 4X4 deve manter as motorizações 2.8 turbodiesel de 177 cv e caixa automática de seis velocidades assim como a 2.7 flex 4X2 de 163 cv quando abastecido com etanol e 159 cv na gasolina com transmissão de seis marchas. Espera-se uma versão mais rebelde como na picape Hilux? O modelo GR-S V6 de 234 cv pode entrar nos planos da montadora. E aí entraria em cena a Gazoo Racing. O SUV híbrido deve chegar por volta de 2025. A direção da empresa disse em novembro de 2018 que todo carro Toyota terá uma opção híbrida no line-up.

Na ficha técnica

Suspensão dianteira independente com mola helicoidal, na traseira eixo rígido com feixe de molas semielípticas. Freio a disco nas quatro rodas. A direção é hidráulica mas a esperança não para de pedir a peça elétrica. Mais fácil de manobrar. Os pneus atualmente são 265/60 no aro 18.

Memória

A atual geração da SW4 iniciou a trajetória de vendas em fevereiro de 2016 e já passou fácil pelas 50 mil unidades.

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