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Nova Fiat Strada muda radicalmente para seguir líder entre as picapes

Líder absoluta do mercado de picapes, a Fiat Strada chega (finalmente) em sua nova geração. Ela reinventa e aponta para o futuro, sempre buscando ser melhor em tudo no segmento que disputa mercado diretamente com a Volkswagen Saveiro: beleza, espaço e conforto interno, capacidade de carga, versatilidade, segurança, equipamentos, economia de combustível e potência do motor 1.3 Firefly com 109 cv e classificação “A” pelo Inmetro no Programa Brasileiro de Etiquetagem quanto ao consumo, além da maior capacidade de carga (844 litros de volume, 650 kg com cabine dupla). Os preços não foram divulgados.

DESIGN

Desde quando foram mostradas as primeiras imagens da nova Strada, ficou claro que o design foi inspirado no Toro. Um desenho exclusivo de inspiração italiana, mas todo desenvolvido no FCA Design Center Latam de Betim (MG) para ser funcional e emocional ao mesmo tempo. Segundo Peter Fassbender, diretor do Design Center, “já que temos um sucesso como o Toro, levamos tudo que ele tem de bom para a nova Strada”.

A picape traz elementos visuais na dianteira alinhados com o novo Family Feeling, colocando a Strada 2021 na nova família Fiat que conta com o Argo e Cronos. Uma frente elevada com capô vincado que também visa a segurança de pedestres em caso de acidentes.

Todo seu desenho exclusivo se fecha com uma linha de cintura bem marcante (wrap around), caixas de rodas quadradas, laterais esculpidas e uma frente com temas especiais. Seus faróis full LED estreitos e eficientes trazem também DRL (Daytime Running Light), uma assinatura noturna. Esses faróis de LED produzem 1.700 lumens, cerca de 20% mais luminosidade que os concorrentes.

NOVA PLATAFORMA

Esta total renovação da Strada 2021 começa com a nova plataforma MPP, que aumenta toda sua resistência e durabilidade estrutural (com 10% mais rigidez torcional). Essa plataforma permite um uso muito maior de eletrônica de segurança, entretenimento e conforto, trazendo recursos de veículos de segmentos superiores para a Strada 2021.

Marcio Tonani, Diretor de Desenvolvimento do Produto para a região destaca que “a nova plataforma MPP permite não só melhorias de espaço e conforto, como também traz importantes qualidades dinâmicas como o menor diâmetro giro (apenas 10,8 m), o melhor da categoria”.

Da mesma forma, esta nova plataforma “garante mais segurança, maior robustez e melhor performance, já que 90% de sua base (under body) é feito com aços de alta e ultra alta resistência”, afirma Tonani. Com uso de aços nobres em hot stamping, a nova Strada 2021 garante maior dirigibilidade e durabilidade.

Esta plataforma MPP também abriga nova suspensão dianteira e traseira, tudo reprojetado: molas, amortecedores, barra estabilizadora dianteira, além de eixo traseiro com materiais de alta resistência.

A Strada 2021 agora tem maior altura do solo (214mm) e também os melhores ângulos de entrada (24º) e saída de obstáculos (28º). E o novo posicionamento da suspensão traseira permitiu maior vão de carga na caçamba entre as picapes da categoria: os 1.059 mm entre as torres no compartimento de carga facilitam muito a acomodação de grandes volumes em sua grande caçamba para 844 litros.

E a movimentação de carga é também facilitada pela tampa traseira que amortece seu peso de manuseio em 60%. Para fechar a tampa, o esforço é mínimo, o de levantar menos de 4 kg. Com o travamento da tampa, fica bloqueado também o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba para liberar mais espaço para carga.

TECNOLOGIA

A nova plataforma permite uma arquitetura com equipamentos modernos, tudo de série na Strada Volcano: airbags laterais para cabeça e torax (além dos frontais) Controle de Estabilidade, Assistente de Partida em Rampa, Controle de Tração com Bloqueio Eletrônico do diferencial, condicionador de ar de alta eficiência, direção com assistência elétrica e regulagem do volante. Todos estes equipamentos e mais o ABS, antitravamento de freios, que conta com seleção para uso em estradas de terra. Há ainda sensor de pressão dos pneus e Isofix no banco traseiro, para ancoragem mais segura de cadeiras infantis.

A Central Multimídia da nova Strada traz tela de 7” e teve desenvolvimento global liderado pela FCA Latam. Tem interface simples e similar aos smartphones, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, tudo Wireless, podendo se conectar a dois telefones.

Sua tela de alta resolução e toque sensível é personalizável e exibe controle de todas as funções do veículo. Além disso tem baixo reflexo diurno e brilho ajustável. O sistema dá suporte a múltiplos Bluetooths e conta com computador de bordo. Há inclusive uma segunda tomada USB à disposição dos passageiros. Não há opcionais para a Strada Volcano.

DIMENSÕES

A nova Strada 2021 cresceu apenas 19 mm de comprimento (4.458 mm de comprimento total) e aumentou 66 mm em sua largura (indo para 1730 mm). Em compensação ganhou maior distância entre-eixos em 18 mm (chegando aos 2.737 mm), o que garante maior conforto para passageiros e carga melhor transportada.

A picape tem inéditas quatro portas e todo o cuidado que recebeu no banco traseiro para acomodar três adultos. Com espaço garantido para as pernas dos ocupantes por 256mm de distância entre o assento traseiro e os encostos dianteiros.

As portas traseiras abrem 80º facilitando o acesso e o passageiro central também conta com cinto de três pontos e encosto de cabeça. E houve um aumento de 30% de porta-objetos, que agora somam 15 litros de espaço útil para a mais variada utilização. São lugares especiais para celulares, garrafas, latas, carteiras e outros objetos pessoais, sempre bem a mão dos passageiros.

SEGURANÇA

A segurança ativa da nova Strada 2021 é garantida pelas novas suspensões que garantem mais estabilidade e dirigibilidade. Este controle ao volante da Strada é complementado pela direção com assistência elétrica progressiva (mais direta com o aumento de velocidade) e por freios bem dimensionados. Tudo isso e mais os eficientes faróis de LED, luzes de posição e lanternas com ótima visualização, um conjunto que garante boa visibilidade noturna e destaca a Strada no trânsito.

Existe ainda auxílio eletrônico em caso de emergências, como os Controles de Estabilidade e Tração, que têm funcionamento pouco intrusivo. E ainda existe o ABS, anti-travamento dos freios, que se adapta inclusive as estradas de terra. Traz também o Hill Holder, que facilita a partida em subidas íngremes. Tudo de série.

Já na segurança passiva, a Strada 2021 contou com a melhor tecnologia da indústria global através de seu novo Safety Center FCA Latam, em Betim, MG. Sua estrutura reforçada foi avaliada inclusive em inédito teste de impacto lateral contra poste durante a validação, além dos crash-tests convencionais.

E a Strada foi além em equipamentos de segurança, tendo também quatro airbags, sendo dois laterais suplementares para proteger cabeça e tórax em colisões. E os cintos de segurança frontais contam com pré-tensionadores, além dos bancos protegerem os ocupantes do efeito chicote (whiplash) na coluna cervical em acidentes.

A proteção para crianças conta com Isofix complementada por Top Tether, ancoragem superior que impede a rotação de cadeira infantil ou Bebê Conforto. Mas, a Strada foi mais longe e toda sua área frontal teve cuidados especiais para diminuir ferimentos em pedestres, protegendo as partes baixa e alta das pernas, como também a cabeça, através do capô que tem bastante espaço para deformação antes de atingir o motor.

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