A nova Fiat Ducato chega ao Brasil em sua quarta geração com importantes atualizações. O motor agora é um 2.2 L que rende 140 cv de potência e 34,6 kgfm de torque. No interior, poucas mudanças. O grande destaque fica por conta do novo design frontal.
A van que era importada do México, agora passará a ser importada da Itália, onde é fabricada.
A grade da nova Fiat Ducato está mais robusta e é toda em plástico. O farol está em uma posição mais elevada e ganhou assinatura DRL (luz diurna). Com isso, em uma eventual batida, o farol fica fora da zona de colisão. Desta forma, barateia o custo e tempo de manutenção.
No total, são cinco versões com diversas possibilidades de configuração. A Van agora parte de R$ 245.990 na versão Cargo e chega a R$ 319.990 na Minibus Executivo (de 19 lugares).
Com o motor mais potente é esperado um maior consumo de combustível. Contudo, a Ducato de quarta geração chegou 13% mais econômica e faz até 10 km/l na cidade. Algo que ajuda é o sistema startstop, que agora está presente na van.
No interior, não tem grandes mudanças. Agora, a Ducato é equipada com multimídia de 7 polegadas, mas vale ressaltar que é um item opcional. A tela, com conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto custa R$ 4.990.
Confira a galeria:
Com 15 porta-objetos, a Ducato soma 37 litros de capacidade para transportar diversos objetos no interior da van. Com isso, facilita a vida de quem trabalha com o veículo e precisa de espaço para guardar itens.
LEIA MAIS
+ Hyundai revela preços de Kona, Ioniq HEV e Tucson
Segundo a Fiat, a nova Ducato apresenta um custo operacional de R$ 2,78 por quilômetro rodado. Em 2022, a Ducato vendeu pouco mais de 1,8 mil unidades, número abaixo da principal concorrente (Renault Master).
Agora, com essas atualizações, a Fiat quer tentar ganhar clientes da Master e tentar alavancar a Ducato no segmento das vans.
Confira abaixo as versões e o que elas entregam:
Cargo
Novidade na linha Ducato, a versão Cargo, assim como o próprio nome sugere, tem
vocação para carga. Com capacidade volumétrica de 11,5 m³ e 1,3 tonelada de
carga líquida, ela pode carregar até 1.308kg e quem tem CNH do tipo B também
pode dirigi-la.
Além disso, a Cargo é equipada de série com ar-condicionado, freios
ABS, EBD, Controle de Estabilidade (ESC), GSI – Indicador de troca de marchas,
apoio de braço do motorista, ganchos para acomodação de carga, Hill Holder
(Assistente de Partida em Rampa), luz interna na cabine com temporizador, moldura
de proteção nas caixas de roda e muito mais.
Também oferece dois pacotes opcionais: o Pack Cargo 1, que contém farol de
neblina, sistema antifurto com sensor de perímetro e proteção da parede lateral do
compartimento de carga). Já o Pack Cargo 2 traz todos esses itens mais câmera de
ré e tela sensível ao toque com rádio 7″ com bluetooth.
Maxicargo
Disponível nas cores Branco Banchisa e Cinza Grigrio Artense, ela possui os
mesmos itens que a versão anterior. Inclusive, oferece os mesmos pacotes
opcionais: o Pack Cargo 1 e o Pack Cargo 2. No entanto, a Maxicargo é maior que a
Cargo, com capacidade volumétrica de 13m³, 1,3 toneladas de carga líquida e
5.998mm de comprimento, mas também pode ser dirigida por aqueles que possuem
CNH do tipo B, pois tem peso bruto total de 3,5 toneladas.
Multi
A Multi tem vocação para transformação, já que foi desenvolvido para multiuso, seja
para carga, passageiros ou os dois. Ela possui os atributos da versão anterior e o
tamanho da Maxicargo e, além disso, traz como diferenciais itens como alarme com
sensor volumétrico e pré-disposição para tacógrafo, vidros laterais e nas portas
traseiras.
Minibus Comfort
Reforçando sua vocação já no nome, esta versão possui 19 lugares disponíveis,
sendo bancos traseiros fixos. Também chega com ar-condicionado com duto central
de série. Além disso, oferece o pacote opcional Pack Pass, com central multimídia
touchscreen 7″ com Apple Car Play / Android Auto e câmara de ré.
Minibus Executivo
A Minibus Executivo possui bancos reclináveis e comporta 17 pessoas. Por isso,
possui alguns itens diferentes das outras versões, como ar-condicionado com duto
central (suplementar do salão de passageiros), porta-malas de 1000 litros, alarme
com sensor perimétrico, piso do salão de passageiros, revestimentos laterais e do
teto em ABS, isolamento termoacústico, tacógrafo digital, martelos de segurança,
luminárias em LED e faixas refletivas laterais. Assim como na versão Minibus
Confort, também há a opção do Pack Pass (central multimídia touchscreen 7″ com
Apple Car Play / Android Auto e câmara de ré).