A BYD lançou no Brasil a Shark, primeira picape híbrida plug-in da marca, destacando-se pelo desempenho potente e autonomia diferenciada. Equipado com motor 1.5L turbo a combustão e motor elétrico, o modelo atinge 437 cv e 65 kgfm de torque.
Confira o vídeo:
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, com consumo de 24,6 km/l na cidade e 19,9 km/l na estrada. No modo elétrico puro, a autonomia chega a 100 km, podendo alcançar até 840 km com ambos os motores.
O design da picape faz parte da linha Ocean da BYD, com elementos visuais inspirados em tubarões, como a barra de LED que percorre toda a dianteira, remetendo à boca aberta do animal. A caçamba tem capacidade para 790 kg de carga útil, com volume de 1.200 litros, e a capacidade de reboque é de 2.500 kg.
Entre as dimensões, a Shark mede 5,45 metros de comprimento, 1,97 metro de largura, 1,92 metro de altura, com um entre-eixos de 3,26 metros. Seu peso é de 2.710 kg, e o tanque de combustível comporta 57 litros.
Por dentro, a Shark traz um pacote completo de segurança e tecnologia. O sistema ADAS inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de faixa, reconhecimento de placas e câmeras 360°. Há ainda alerta de ponto cego e para abertura de portas.
O painel de instrumentos digital de 10,25” é complementado por uma tela central giratória de 12,8” e um carregador de celular por indução com 50W. O sistema de som conta com oito alto-falantes assinados pela Dirac.
A Shark chega ao mercado brasileiro com três opções de cores: Branco Perolizado, Preto Metálico e Azul Metálico, custando R$ 379.800. Segundo Alexandre Baldy, VP Sênior da BYD Brasil, o modelo inaugura um novo segmento de caminhonetes híbridas no país, alinhado com a meta de eletrificação da marca.
A nova plataforma DMO é a base da Shark. Em termos de tecnologia, ela oferece o head-up display, que projeta a velocidade, navegação e informações do ADAS, dentre outras relevantes ao motorista no vidro da frente, proporcionando mais conforto e segurança.
LEIA MAIS
+ Peugeot E-2008 começa a ser vendido por R$ 270 mil; veja detalhes
Ainda é possível gerenciar remotamente a caminhonete por meio do aplicativo BYD, que oferece diversas funções do carro a serem feitas à distância, como ligar o veículo, acionar os faróis, ativar o ar-condicionado, destrancar as portas, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos, além de outras funcionalidades.