O Governo de Pernambuco implementou uma nova alíquota de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que vai beneficiar os proprietários de veículos no Estado. Com o esforço do governo, a alíquota única de 2,4% é uma conquista para o cidadão pernambucano. E as medidas não param por aí. Além da nova alíquota, outras alterações chegaram para beneficiar a população.
Segundo informações da secretária adjunta da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco (Sefaz-PE), Stephanie Pereira, outras mudanças chegaram com a ideia de beneficiar os motoristas que mais precisam. “Isenção para mototaxista, melhorias na processo na concessão da isenção para PCD, redução de 1,5% para carros movidos à gás natural”, exemplificou.
Segundo Stephanie, desde o início do ano, o governo vem debatendo a ideia. Foram cerca de seis ou sete meses de conversas com os setores impactados. “Foi a parte mais difícil, escutar todos e estabelecer quem deveria ser beneficiado”, acrescenta.
Para os próximos anos, a alíquota do IPVA também deve permanecer com 2,4%, de acordo com as informações da secretária adjunta da Sefaz-PE. Vale destacar que o valor final da alíquota é calculado com base no preço estipulado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas na Tabela Fipe.
E as novidades do esforço do governo também incluem uma alteração nas cotas para o pagamento do tributo. Agora é possível quitar os débitos em até 10 meses. A última cota deve ser paga em novembro de 2024 e as prestações deverão ser de, no mínimo, R$ 50.
LEIA MAIS
+ Saiba quais são os carros mais buscados em Pernambuco
Confira a tabela de pagamento:
- Últimos dígitos 1 e 2: dia 5 de cada mês;
- Últimos dígitos 3 e 4: dia 10 de cada mês;
- Últimos dígitos 5 e 6: dia 15 de cada mês;
- Últimos dígitos 7 e 8: dia 20 de cada mês;
- Últimos dígitos 9 e 0: dia 25 de cada mês