Publicidade

Nivus GTS resgata esportividade e entra na briga com Fiat Abarth

Nivus GTS resgasta esportividade e entra na briga com Fiat Abarth

Pela primeira vez, a Volkswagen aplica a sigla GTS, historicamente ligada a modelos esportivos nacionais, em um SUV. O Nivus GTS, a  nova versão com foco em desempenho  passa a integrar a recém-criada linha VW Legends, ao lado do Jetta GLI e do Golf GTI, chega pelo preço de R$174.990. Com as rodas aro 18 opcionais (R$ 2.050) chega a R$ 177.040.

No visual, o Nivus GTS se destaca pela grade em formato colmeia com friso vermelho, além do grafismo exclusivo da sigla esportiva. Na traseira, o modelo traz aerofólio, defletor e capas dos retrovisores na cor da carroceria ou em preto.

Por dentro, os bancos em couro exibem a inscrição GTS. O painel digital de 10,25 polegadas é configurável e oferece uma experiência moderna ao motorista. O acabamento exclusivo, assim como o volante de base , que também traz o grafismo específico da versão. Pedais em alumínio e costuras vermelhas, presentes também no volante aparecem na alavanca de câmbio, reforçando o apelo esportivo.

Apesar do visual mais agressivo e dos elementos exclusivos da versão GTS, o Nivus não conta com faróis de milha, item que costuma reforçar o apelo esportivo e funcionalidade em condições de baixa visibilidade. Em seu lugar, o modelo aposta em faróis full-LED com assinatura luminosa marcante, que garantem boa iluminação, mas deixam uma lacuna para os mais puristas ou exigentes em termos de equipamentos.

Desempenho e Condução

Sob o capô está o já conhecido motor 1.4 TSI, que entrega 150 cv e 25,5 kgfm de torque  o mesmo conjunto presente no Taos, Virtus Exclusive e T-Cross Highline. A suspensão recebeu ajustes específicos, de acordo com a Volkswagen. A  suspensão traseira do Nivus GTS conta com novas molas e amortecedores, além de direção recalibrada, novos coxins superiores dianteiros, novo braço e coxim. O resultado é uma redução de 6% no ângulo de rolagem da carroceria e de 5% na inclinação lateral. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,3 segundos, segundo dados da Volkswagen. No consumo, 10,4 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina, números que mostram bom equilíbrio entre performance e eficiência para um modelo com proposta esportiva.

Na pista o Nivus GTS tem comportamento com acelerações rápidas e respostas ágeis ao volante. O motor entrega potência e garante boas retomadas a direção com calibração esportiva transmite mais firmeza e controle, enquanto o ajuste na suspensão melhora a estabilidade em curvas.

Preço e equipamentos: VW Nivus GTS 250 TSI 2026 – R$ 174.990
  • Piloto automático adaptativo
  • Alerta de colisão com frenagem automática
  • 6 airbags
  • Ar-condicionado automático
  • Alerta e assistente de faixas
  • Alerta de ponto-cego
  • Bancos esportivos em couro
  • Carregador por indução refrigerado
  • Retrovisor interno fotocrômico
  • Retrovisores externos com rebatimento elétrico
  • Indicador de pressão dos pneus
  • Chave presencial com partida por botão
  • Painel de instrumentos de 10,25″
  • Rodas de 17″ com pneus 205/55
  • Seletor de modos de condução
  • Sensor de chuva e de luz
  • Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro
  • Assistente de estacionamento
  • VW Play de 10,1″ com espelhamentos sem fios e conectividade via app com smartphone
  • Detector de fadiga
  • Volante em couro com aletas para trocas de marchas

 

 

 

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade