Publicidade

Na Ford, startups desenvolvem rota para Waze e mudam forma de carregar celular

A Ford mudou de rota e se já se transformou em um titã global da tecnologia. A montadora de veículos cresce diversificando valores de mobilidade e desenvolvimento com startups. Explicamos isso a partir de Detroit.

O fabricante escolheu um prédio histórico de Detroit, nos Estados Unidos, para abrir um complexo de inovação com 121 mil m². O edifício Book Depository, restaurado, foi o primeiro a abrir as portas como sede da empresa de inovação Newlab, voltada a energia, mobilidade e materiais.

A Newlab Detroit já atraiu mais de 25 empresas, que levantaram mais de US$ 500 milhões em financiamento de capital de risco. E aqui eles estão desenvolvendo entre alguns produtos a rota dos drones. A Air Space Link está desenhando as rotas, que são as vias áreas, para organizar o tráfego dos equipamentos que já fazem entregas para empresas como Amazon, por exemplo. Imagine um Waze do ar? O Google está de olho nisso e com toda razão.

LEIA MAIS
+ Volkswagen confirma Tiguan Allspace para o Brasil

Outra start up de destaque é a Yanktech. Conversamos com o vice presidente Edward de Viteri que está pilotando o desenvolvimento, inclusive junto à NASA, dos novos carregadores de smartphones à bordo. Eles vão dispensar as mesas de indução, que em breve se tornarão obsoletas. O novo modo de carregar o celular no carro ou em um ambiente fechado poderá ser feito em uma base, como o console central dos veículos, copo para recipientes ou em algum lugar escolhido. “O charger do futuro não dependerá de qualquer contato”.

A Ford diante dos projetos em desenvolvimento não gera qualquer tipo de influência mas o vice presidente da empresa no Brasil, Rogélio Goldfarb, destaca que havendo interesse da montadora, que já se transformou em empresa global de tecnologias, eles podem se tornar parceiros do projeto.

A Newlab é um polo para startups, empreendedores, engenheiros e cientistas criarem empresas inovadoras em Detroit. Uma parte do “novo Vale do Silício de Michigan”. O quartel general da Newlab, em Nova York, como diz o texto de imprensa tem uma história semelhante: nasceu do retrofit de um antigo galpão usado na construção de motores de navios durante as duas guerras mundiais, no bairro do Brooklin. Essa experiência será usada para criar um ecossistema sustentável de startups de alta tecnologia na região.

Golfarb descarta no momento um projeto semelhante no Brasil mas sinaliza que o futuro permite mudanças. A Newlab Detroit já atraiu mais de 150 pessoas de mais de 25 empresas, um terço das quais são lideradas por fundadores sub-representados na área de tecnologia.

No comunicado de imprensa, o presidente do conselho da Ford, Bill Ford, diz que há cinco anos decidiu criar um local em Detroit para acelerar o papel da região na solução dos desafios mais urgentes da mobilidade e melhorar a vida das pessoas.

“Com a inauguração da Newlab Detroit no Book Depository, o primeiro edifício concluído no complexo da Central de Michigan, essa visão está se tornando realidade. Vemos uma oportunidade de trazer novas empresas e empregos para Michigan, ao mesmo tempo em que atraímos os melhores e mais brilhantes talentos para a nossa indústria”, complementou Bill.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade