Em outubro, logo no começo do mês, a BYD do Brasil dará um novo passo, mas agora voltado ao mercado de luxo. A marca chinesa vai promover a estreia da Denza com dois produtos a perua elétrica Z9 GT e o SUV hibrido B5, esse já figura numa lista de espera expressiva dos aventureiros urbanos.
Aqui na Europa, o panorama da marca é favorável, reflexo que pode ser visto nas ruas da Alemanha com o elétrico Yuan Pro e o híbrido Song Plus circulando com frequência.
O projeto da greentech revela um aumento de participação no Velho Continente (porque o mercado começou a ser explorado) com dados de vendas de janeiro a julho, a empresa revela que em países como a Turquia com 29.284 registros; Reino Unido 22.547; Espanha 12.351, Itália 11.531 e a Alemanha 7.449 as metas de vendas estão em rota de crescimento.
A performance da BYD se destaca no Reino Unido com a inauguração de 88 revendedores. Em junho, os chineses comercializaram 4.583 unidades, melhor mês do ano. Em janeiro foram apenas 1.614 vendas diante dos produtos que são conhecidos do mercado brasileiro e recebem outra logotipia.
Globalmente, a BYD Auto em agosto, na última informação que a coluna teve acesso, vendeu 373.626 unidades de suas marcas: BYD 342.838; Fangchengbao 16.625; Denza 11.993 e YangWang 405, daquele jipão que “mergulha” na água e segue firme. O total de janeiro a agosto foram 2.863,876 carros. Ao longo da sua história, a montadora já produziu 13,4 milhões de veículos até o mês passado.
A Denza, só para situar o leitor, começou em parceria com a Mercedes-Benz e por essas e outras razões de manufatura traz um padrão de acabamento irretocável. Já dirigimos o B5, no Festival de Interlagos de 2024, com direito a apresentar o modelo para o público e hoje foi dia de conhecer o Z9 GT em Munique.
No IAA Mobility, a BYD também apresenta o novo TAN, com previsão de venda no Brasil a partir de dezembro, com a marca fazendo o lançamento no Salão do Automóvel da sua versão híbrida e a perua do Seal com a tecnologia plug in exclusiva para o mercado europeu.
No Velho continente a Denza fez sua estreia durante do Salão da Moda de Milão, que aconteceu entre 8 e 13 de abril trazendo a nova fase do luxo com preço-benefício. É isso que eles vão explorar no Brasil.
Sobre a Denza
A nova chinesa de veículos de luxo pertence ao Grupo BYD e foi fundada em 2010 como uma joint venture entre a BYD e a Mercedes-Benz. Em setembro do ano passado, a greentech comprou os 50% da MB e se tornou dona de 100%.
Os carros
O shooting brake Z9 GT (perua grande de pouco mais de 5,1 metros e 3,2 m de entre eixos) será um dos dois primeiros veículos no Brasil. O lançamento nos primeiros dez dias de outubro vai apresentar o mesmo carro que circula na Europa. O eletrificado tem um eixo traseiro direcional que garante aquela andada lateral (famosa nas redes sociais).
Na versão híbrida plug in ele gera 870 cv de potência (640 KW) com
caixa de transmissão E-CVT e no elétrico, esse que será comercializado no Brasil, são 965 cv (710 kW). A bateria do PHEV é de 38,5 KWh e a do BEV de 100 KWh. A autonomia prevista está na faixa dos 200 km e 630 km respectivamente no ciclo chinês.
O SUV Denza B5 mira o alto padrão do inglês Defender no Brasil e se antecipa ao concorrente Tank 700, da GWM. O SUV de grande porte tem proposta híbrida plug-in com previsão de força, tração 4×4 e arquitetura box. Estilo quadrado.
O motor a combustão é o 1.5 turbo de 687 cv combinado com os dois elétricos, um em cada eixo, vai ter um coice de torque com 770 Nm fazendo 0 a 100 km/h em menos de cinco segundos. Assim como no Z9, a sofisticação é palavra de ordem na cabine com três telas e requinte dos carros luxuosos da Mercedes-Benz, por exemplo. Eles souberam herdar bem. A proposta de autonomia é de cerca de 1.200 quilômetros.






