O Ford Mustang GTD 2025 fez história ao se tornar o primeiro carro de produção norte-americano a completar uma volta no circuito Nurburgring Nordschleife, na Alemanha, em menos de sete minutos. O modelo percorreu os 20,7 km e 73 curvas do “Inferno Verde” em 6 minutos, 57,685 segundos, estabelecendo o tempo como o melhor para um Mustang de rua.
A volta foi conduzida por Dirk Muller, piloto da Multimatic Motorsports, que completou o percurso no tempo oficial registrado. Com esse resultado, o Mustang GTD alcançou a quinta melhor marca entre os carros de produção que já completaram o circuito abaixo de sete minutos. Essa meta de desempenho foi definida por Jim Farley, presidente da Ford, durante a apresentação do modelo em agosto de 2023.
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O sucesso do Mustang GTD em Nurburgring é o resultado de dois anos de trabalho pela equipe de engenheiros e designers, que se dedicaram a transformar o Mustang GT3 de corrida na versão de rua do esportivo.
A preparação para a prova cronometrada e os desafios enfrentados pela equipe durante os testes são documentados no vídeo “Road to the Ring”, que mostra os bastidores dos testes, incluindo sessões em pistas icônicas como Sebring e no próprio Nurburgring.
Confira o vídeo:
No documentário, Jim Farley, Dirk Muller, Larry Holt, diretor técnico da Multimatic, Greg Goodall, engenheiro-chefe do programa Mustang GTD, e Anthony Colard, gerente de design do Mustang GTD, discutem o processo de desenvolvimento do carro e os ajustes feitos para otimizar o desempenho no circuito.
O Mustang GTD é baseado no Mustang GT3 de competição, com ajustes que visam melhorar a aerodinâmica, a suspensão e o desempenho geral em pistas. Para atingir o tempo registrado no Nurburgring, o modelo utiliza tecnologias específicas, como freios de carbono-cerâmica, aerodinâmica ativa, supercharger e suspensão semiativa, além de uma carroceria de fibra de carbono.
Esses recursos são provenientes do programa de corridas, mas o Mustang GTD não está sujeito às limitações regulatórias das competições, que restringem o uso de certas tecnologias.
O carro de produção usado para o recorde em Nurburgring inclui também itens de segurança necessários para o circuito, como banco de competição, cinto de cinco pontos e gaiola de proteção, adaptando-se aos requisitos do circuito enquanto mantém as características de um modelo de rua.
Apesar do feito alcançado, a Ford indica que o Mustang GTD ainda tem potencial para melhorar seu desempenho. Jim Farley, presidente da Ford, afirmou que a equipe está satisfeita com o resultado, mas que acredita que o carro pode render ainda mais. A montadora planeja continuar trabalhando no aprimoramento do modelo, com o objetivo de alcançar novos marcos de desempenho no futuro.