Publicidade

Montadoras compartilham direção de consumidores com seguradoras, diz NYT

Muitos dos novos carros contam com acesso a internet e até aplicativos para funções remotas. Contudo, apesar de ser positivo, essas tecnologias podem ser uma mina de ouro para as companhias de seguro.

Uma recente reportagem publicada pelo jornal New York Times (NYT) revelou que dados dos motoristas estão sendo compartilhado com seguradoras. Carros conectados a internet colhem dados de direção dos motoristas e isso pode afetar o valor do seguro.

O jornal detalhou que em 2022, um homem que alugou um Chevrolet Bolt descobriu que seus hábitos de condução eram partilhados com a sua seguradora, o que ocasionou em um aumento de 21% no valor de seu seguro.

LEIA MAIS
+ Mercedes-Benz inova e utiliza raio-x em teste de colisão

Segundo o artigo do Times, as montadoras estão coletado os dados de direção, sem informar aos clientes de forma eficaz.

“Eles estão pegando informações que eu não sabia que seriam compartilhadas e atrapalhando nosso seguro”, disse o Kenn Dahl ao jornal NYT.

“Não sei a definição de frenagem brusca. A cabeça do meu passageiro não bate no painel. O mesmo com aceleração. Não tenho certeza de como o carro define isso. Não sinto que estou dirigindo de forma agressiva ou perigosa”, acrescentou Dahl.

Vale salientar que as fabricantes de automóveis que fizeram parceria com corretoras afirmam ter permissão dos motoristas para fazê-lo. O consentimento é obtido por meio das letras miúdas e políticas de privacidade que poucos lêem.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade