O Jeep Avenger conquistou o prêmio de Carro do Ano 2023. O automóvel competiu com outros modelos e três foram os vencedores: Jeep Avenger, Volkswagen ID.Buzz e Nissan Ariya. O Avenger recebeu 328 votos e conquistou a premiação. O resultado foi anunciado em cerimônia realizada no Salão do Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, no dia 13 de janeiro.
Este é o segundo ano consecutivo onde um veículo totalmente elétrico recebe a premiação de Carro do Ano. No ano passado a vitória foi do Kia EV6.
Conhecido como mini Renegade no Brasil, o Jeep Avenger esteve em exposição no Salão de Paris, em 2022. O SUV elétrico da Jeep já está disponível em alguns mercados, como Japão, Coreia do Sul e no continente europeu.
Ele tem 155 kW de potência (208 cv) e tem uma bateria de 54 kWh, com autonomia para 400 quilômetros. No entanto, segundo a Jeep, em locais de baixa velocidade, a autonomia pode aumentar para até 550 km.
LEIA MAIS
+ Veja dicas para trocar corretamente o óleo do motor de seu carro
O segundo lugar no pódio ficou para o ID.Buzz, com 241 votos. A “Kombi elétrica” foi apresentada no Brasil durante o evento do Rock in Rio, que aconteceu no ano passado.
Na Europa, a nova geração da van, até dezembro de 2022, já tinha mais de 26 mil pedidos. O Kombi elétrica tem 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 145 km/h.
Por fim, em terceiro lugar, o Nissan Aryia recebeu 211 votos. O SUV da marca japonesa tem 394 cv de potência e 61,2 kgfm de torque. Com um 0-100 km/h na casa dos 5 segundos, o Aryia permite acelerar até os 200 km/h.
O crossover cupê tem 4,6 metros de comprimento e um dos seus principais concorrentes é o Kia EV6, que foi o vencedor do prêmio em 2022:
Confira outros modelos que foram classificados como finalistas:
- Kia Niro;
- Peugeot 408;
- Renault Austral;
- Subaru Solterra;
- Toyota bZ4X.