A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) implementou um novo critério para classificar os veículos eletrificados no Brasil, com o objetivo de apresentar dados mais precisos sobre o mercado de eletromobilidade no país. A principal mudança é a exclusão dos micro-híbridos (MHEV) da categoria de veículos eletrificados.
Agora, os veículos classificados como eletrificados incluem os modelos BEV (Battery Electric Vehicle), PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), HEV (Hybrid Electric Vehicle) e os movidos a hidrogênio. Os MHEV, que são veículos híbridos com motorização abaixo de 60V e sem tração elétrica, serão contabilizados separadamente, sem fazer parte da categoria de veículos eletrificados.
LEIA MAIS
+ Casal de idosos de 70 anos se arrepende de comprar Tesla Cybertruck
O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, explicou que a mudança nos critérios visa trazer mais clareza sobre os veículos que realmente contribuem para a eletromobilidade. Segundo ele, a chegada dos MHEVs de 12V a 48V poderia distorcer os dados, uma vez que esses veículos não possuem tração elétrica e não apresentam uma contribuição significativa para a redução das emissões de CO2, em comparação aos veículos eletrificados puros.
A nova classificação estabelece que os veículos eletrificados devem ter motorização elétrica acima de 60V e tração elétrica independente, ou seja, a capacidade de se mover apenas com o motor elétrico por um período do trajeto.
Números de janeiro
De acordo com a ABVE, em janeiro de 2025, o Brasil registrou a venda de 12.556 veículos leves eletrificados, conforme a nova classificação. Deste total, 83% (10.401 unidades) foram veículos plug-in, ou seja, BEVs e PHEVs. Dentro desta categoria, os PHEVs representaram 53,4% das vendas, com 6.701 unidades, enquanto os BEVs corresponderam a 29,4%, com 3.700 unidades.
Os híbridos HEV e HEV Flex, por sua vez, somaram 17% das vendas, com 2.155 unidades. Dentro deste grupo, os HEVs representaram 12% (1.545 unidades), e os HEV Flex, 5% (610 unidades).
A queda significativa nos números dos HEV Flex em relação ao ano passado é explicada pela reclassificação dos modelos híbridos flex com motorização leve de até 48V, que agora são classificados como MHEV.