Publicidade

Metade dos jovens querem comprar um carro em até 3 anos, revela pesquisa

Uma pesquisa da Localiza&Co revelou que 51% dos jovens da Geração Z (nascidos entre 1998 e 2009) pretendem comprar um carro nos próximos três anos. O estudo, realizado entre abril e junho de 2024, ouviu 1.600 brasileiros e destacou as diferenças geracionais nas percepções sobre mobilidade urbana no Brasil.

A pesquisa também mostrou que 47% da Geração Y (1982-1997) têm planos semelhantes, enquanto apenas 20% dos Baby Boomers (1945-1960) demonstram a mesma intenção.

LEIA MAIS
+ Mercado de veículos eletrificados registra crescimento recorde em 2024

O estudo, intitulado “Mobilidade Através das Gerações”, abordou não apenas os planos de compra, mas também as preferências por diferentes tipos de transporte. O transporte público foi apontado como a principal opção para o futuro por 62% dos entrevistados, seguido por carros de aplicativo (60%) e bicicletas (43%).

No entanto, para as gerações mais jovens, o carro próprio ainda se mantém como uma opção prioritária, com 39% dos participantes indicando a posse de um veículo como a principal tendência para os próximos anos.

Outro dado relevante da pesquisa aponta que 51% dos brasileiros acreditam que a mobilidade urbana será marcada por uma redução no deslocamento diário, em parte impulsionada pela adoção de atividades remotas.

Além disso, 46% consideram que os carros elétricos, híbridos e renováveis dominarão o mercado de transporte no futuro, refletindo uma crescente preocupação com a sustentabilidade.

Veículo elétrico durante carregamento de bateria | Foto: Freepik

A pesquisa também revelou os fatores mais importantes na escolha do meio de transporte. A conveniência e a economia de tempo são decisivos para a maioria dos entrevistados, com 62% dizendo preferir o transporte que ofereça economia de tempo, e 44% optando por meios que não exigem troca de transporte durante o trajeto.

A Geração Z, no entanto, se destaca ao valorizar mais a precisão nos horários, com 36,3% dos jovens preferindo saber o horário exato de partida e chegada.

Entre as gerações mais jovens, o interesse por tecnologia e design também se reflete nas preferências de compra de veículos. Para a Geração Z, fatores como preço (75%), consumo de combustível (51%) e segurança (27,6%) são prioritários. Já os Baby Boomers priorizam questões como sustentabilidade e baixo custo de manutenção.

A pesquisa também abordou a opção de assinatura de carro, com 53% dos entrevistados afirmando não considerar essa alternativa, principalmente devido à falta de conhecimento sobre o modelo. No entanto, 31% dos participantes veem a assinatura de veículos como uma escolha viável, especialmente entre os mais jovens, que demonstram maior aceitação dessa modalidade.

Com uma margem de erro de 2,5% e índice de confiança de 95%, a pesquisa oferece uma visão clara sobre as mudanças nas expectativas dos brasileiros em relação à mobilidade, apontando tendências importantes para o futuro do transporte no país.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade