Publicidade

Mercedes testa bateria de estado sólido; alcance pode passar dos 1.000 km

A Mercedes-Benz iniciou os testes de rodagem com uma bateria de estado sólido para seus automóveis elétricos, em parceria com a Mercedes AMG High Performance Powertrains (HPP) e a Factorial Energy, líder norte-americana no desenvolvimento dessa tecnologia.

A bateria de estado sólido, que utiliza um eletrólito sólido em vez de líquido, é projetada para oferecer maior densidade de energia, maior segurança, redução de peso e aumento da eficiência em comparação com as baterias convencionais de íon-lítio.

Na prática, essa tecnologia tem o potencial de aumentar a densidade de energia gravimétrica das baterias veiculares para até 450 Wh/kg, o que pode ampliar significativamente a autonomia dos veículos elétricos.

LEIA MAIS
+ Tesla Cybertruck obtém nota máxima em teste de colisão

Com a tecnologia de células de estado sólido, a Mercedes-Benz conseguiu desenvolver um protótipo que oferece até 25% mais autonomia em relação às baterias convencionais, mantendo o peso e as dimensões similares aos das baterias de íon-lítio.

No caso do modelo EQS, a bateria de estado sólido permite uma autonomia superior a 1.000 km, um aumento considerável em relação ao EQS 450+, que já oferece mais de 800 km de alcance com sua bateria convencional de 118 kWh.

Essa bateria de estado sólido foi incorporada a um modelo EQS, que passou por modificações para acomodar a nova tecnologia. A bateria também conta com um sistema inovador de suporte para as células, que permite compensar a expansão e contração das células durante os ciclos de carga e descarga.

Mercedes-Benz testa bateria de estado sólido | Foto: Divulgação

Esse mecanismo é acionado por atuadores pneumáticos que otimizam o desempenho e a durabilidade da bateria. Além disso, a tecnologia utiliza resfriamento passivo, que ajuda a reduzir o peso e melhorar a eficiência energética do sistema.

A Mercedes-Benz iniciou os testes laboratoriais da bateria no final de 2024 e, em fevereiro de 2025, deu início aos testes de rodagem com o protótipo. A empresa segue com um cronograma de avaliações rigorosas para garantir o desempenho e a viabilidade da tecnologia antes de sua produção em larga escala.

Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade