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Mercado de veículos eletrificados registra crescimento recorde em 2024

O mercado de eletromobilidade no Brasil alcançou um novo recorde de 177.358 veículos eletrificados leves emplacados entre janeiro e dezembro, representando um aumento de 89% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 93.927 emplacamentos. Em dezembro, o setor se destacou com 21.634 unidades comercializadas, consolidando a tendência de crescimento acelerado.

No entanto, os números incluem a venda de 3.828 micro-híbridos, que, devido às suas características, geraram debates sobre sua inclusão nas estatísticas de veículos eletrificados.

Esses modelos contam com uma bateria de 12 volts e não possuem tração elétrica, o que levanta questões sobre sua contribuição efetiva para a eletrificação do transporte. Se excluirmos os micro-híbridos, o total de veículos realmente eletrificados atingiu 173.530 unidades, um crescimento de 85% em relação a 2023, com 18.942 veículos vendidos apenas no último mês do ano.

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) considera veículos eletrificados aqueles com algum grau significativo de eletrificação, incluindo modelos 100% elétricos (BEV), híbridos plug-in (PHEV), híbridos puros (HEV), híbridos a gasolina/álcool (HEV Flex) e micro-híbridos ou mild hybrid (MHEV).

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Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, 2024 foi um ano “espetacular” para a eletromobilidade, com um crescimento sustentável e números expressivos, embora com a ressalva de que alguns modelos híbridos recentemente lançados não atendem aos requisitos técnicos para serem considerados “eletrificados” no sentido pleno da palavra.

A partir de janeiro de 2025, a ABVE passará a distinguir mais claramente as tecnologias de eletrificação, separando as estatísticas de micro-híbridos e outros modelos que não atendem aos requisitos técnicos mínimos, como a voltagem da bateria, a tração elétrica e a contribuição para a redução de emissões de poluentes.

Os veículos elétricos plug-in, que incluem tanto os BEVs 100% elétricos quanto os PHEVs (híbridos com recarga externa), dominaram o mercado em 2024, representando 71% das vendas totais de eletrificados, com 125.624 unidades emplacadas. Em comparação com 2023, quando foram vendidos 52.359 veículos dessa categoria, o crescimento foi de impressionantes 140%. Somente em dezembro, 14.889 veículos plug-in foram vendidos, respondendo por 69% do total de unidades comercializadas no mês.

Dentro dessa categoria, os híbridos plug-in (PHEVs) representaram 48,6% das vendas em dezembro, com 10.521 unidades, enquanto os 100% elétricos (BEVs) responderam por 20,2% (4.368 unidades).

Embora os veículos plug-in tenham liderado as vendas, os híbridos sem recarga externa (HEV, HEV Flex e MHEV) também apresentaram um crescimento significativo, com um total de 51.733 unidades emplacadas em 2024, o que corresponde a 29% do mercado de eletrificados. Esse número representou um aumento de 24% em relação ao ano anterior, quando 41.568 veículos híbridos não plug-in foram vendidos.

Em dezembro, a distribuição entre os diferentes tipos de híbridos foi a seguinte: HEVs responderam por 7,5% (1.621 unidades), HEV Flex por 6,6% (1.426 unidades) e MHEVs por 17,1% (3.697 unidades).

Um fator chave para o crescimento da eletromobilidade em 2024 foi a expansão da infraestrutura de recarga, que contribuiu para diminuir as incertezas em relação à autonomia e à viabilidade do uso de veículos elétricos em viagens mais longas.

De acordo com a Tupi Mobilidade, associada à ABVE, o Brasil alcançou mais de 12.000 pontos de recarga públicos e semi-públicos até o início de dezembro de 2024, ajudando a criar um ambiente mais favorável à adoção em larga escala dos veículos elétricos.

Distribuição Geográfica das Vendas

A eletromobilidade no Brasil continuou a se expandir para além das grandes capitais, com destaque para o interior do Estado de São Paulo, que segue sendo o principal polo de vendas. São Paulo liderou com 32% das vendas totais de 2024, com 56.819 unidades emplacadas. O Distrito Federal também se destacou, ocupando a segunda posição com 9% das vendas, totalizando 16.061 veículos.

As cinco unidades da federação que mais emplacaram veículos eletrificados foram:

  1. São Paulo: 56.819 veículos (32%)
  2. Distrito Federal: 16.061 veículos (9%)
  3. Rio de Janeiro: 12.841 veículos (7,2%)
  4. Paraná: 12.056 veículos (6,8%)
  5. Santa Catarina: 11.500 veículos (6,5%)
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