Publicidade

Mercado aguarda por novos lançamentos para o 2° semestre; veja a lista

O segundo semestre de 2024 promete ser dos maiores em termos de lançamentos para o setor dos automóveis. Uma série de novidades são aguardadas, e vão desde os novos modelos híbridos e elétricos, SUVs, sedãs e picapes. Vale destacar que as montadoras estão apostando em tecnologia, sustentabilidade e segurança para conquistar os consumidores.

Os fabricantes estão investindo uma boa cifra de recursos no Brasil e América do Sul. A Volkswagen, por exemplo, anunciou aporte de R$ 16 bilhões e vai lançar 16 carros no país. Entre eles, a AMAROK em Barretos, Lembra? O Grupo Stellantis vai aportar R$ 30 bilhões e além disso, novas fábricas surgiram, como a BYD, em Camaçari (BA), GWM em Iracemápolis e Omoda|Jaecoo provavelmente em São Paulo também.

A Chevrolet anunciou seis lançamentos para o ano de 2024. Spin, S10 e Trailblazer já foram apresentados e neste semestre a montadora deverá colocar nas ruas os demais modelos: Blazer e Equinox garantidos. Arrisca um outro? Olha que tem.

LEIA MAIS
+ Fim de uma era: Salão de Genebra é definitivamente cancelado

Kia EV9
O SUV elétrico chegou para disputar o restrito segmento dos elétricos de sete lugares. Hoje, o BYD TAN é o único do mercado. A Kia vai lançar neste sábado e o carro chegará às lojas entre julho e agosto. Já falamos dele por aqui. Será único modelo 100% elétrico.

Foto: Divulgação

Kia EV5
O EV5 é um SUV elétrico para cinco passageiros que foi apresentado nos Salões de Chengdu e Pequim, na China, e chega com o EV9 ao Brasil. Ele vem ao lado do primo maior, que foi eleito o melhor carro do mundo em 2024 pela World Car Awards. E o UOL Carros estava lá para conferir.

Terceiro produto da plataforma E-GMP, o EV5 tem dimensões de 4,61 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,71 m de altura. O entre-eixos é de 2,75 m. As medidas são próximas às de um Toyota RAV4. O porta-malas tem 513 litros de capacidade. Serão três versões. A Kia do Brasil terá de duas a três versões do EV5.

Kia EV5 | Foto: Jorge Moraes

GWM Haval PHEV19
A GWM está preparando uma nova versão do SUV H6 para complementar a linha Haval. O modelo chegará híbrido plug-in e será mais barato que o atual PHEV34. O novo utilitário terá apenas tração dianteira e uma motorização com 326 cv e 54 kgfm de torque. E o nome de batismo é… PHEV19. Preço estimado está na casa dos R$ 240 mil.

Haval H6 PHEV19 | Foto: Divulgação

GWM Tank 400
O Tank 400 será a maior novidade do ano da GWM no Brasil. Depois dele, o modelo 300, mais rústico, flagrado pela coluna em São Paulo, dará continuidade ao ingresso no mundo do 4X4 mais radical. O GWM Tank 400 foi disputadíssimo durante o teste da frota global de carros na sede da Haval, na China. O utilitário híbrido com 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque da aula de suspensão sob chassis. O câmbio é automático de 9 velocidades com opção de tração 4×4 com reduzida. Apesar de ser grande, com 4,98 metros de comprimento, ele acelera de 0-100 km/h em 6,9 segundos. Um canhão com 2.0 de motorização mais dois elétricos.

GWM Tank 400 | Foto: Jorge Moraes

BYD King
O sedã King está no estoque da firma e será lançado logo em seguida ao Song Pro, que estará nas lojas no dia 15 deste mês. Ou quem sabe juntos? Lembram de TAN e HAN? Foi praticamente desse jeito. Eles podem fazer isso. Mas até achamos que guardarão o King para julho. Com o mesmo powertrain do Song, o modelo vai entregar autonomia garantida pela bateria de 18,3 kW/h os 100 km no topo da gama. Em termos de força mecânica, está equipado com um sistema híbrido plug-in DM-i composto por um motor 1.5 litro aspirado e um motor de acionamento síncrono de ímã permanente.

BYD King | Foto: Jorge Moraes

BYD Song Pro
O híbrido plug In usa o 1.5 aspirado mais um elétrico que juntos rendem 197 cv, nisso tá bem longe do Plus que ganhou bateria maior e autonomia elétrica de 100 km. O Song Pro terá duas versões que rende entre 50 Km e 70 km no modo energia sem gastar combustível e a mais completa de 100 Km.

Na interna, uma leve distância comparada ao Song Plus. Mas a tela é a mesma de 15,6 polegadas com todos os mimos de assistência, o que vai levar o cliente a refletir sobre pagar R$ 40 mil a mais no Song Plus.

BYD Song Pro | Foto: Jorge Moraes

Yuan Pro e Shark
O lançamento também é aguardado para o 2° semestre mas a BYD poderá adiar para o começo de 2025. Só lembrando que tem a picape Shark em setembro e será mais um modelo híbrido da marca. Ao contrário do Yuan que é do tipo BEV. Na Ásia, o carro tem versão a partir de 95 cv (mesma do Dolphin). Porém, para o Brasil, deve vir a configuração mais cara com 177 cv.. A autonomia das baterias ficará em torno dos 400 km.

Nova picape BYD Shark | Foto: Divulgação

Hyundai Palisade
O SUV de 8 lugares Palisade, já está confirmado. Além deste, o modelo 100% elétrico Hyundai Ioniq 5 é outro carro que também virá ao Brasil. Na configuração importada para o Brasil, será o único SUV de 8 lugares no mercado. Com design robusto, traz interior que preza pela sensação de relaxamento e conforto, com recursos premium como o Ergo Motion Seat, que massageia e ajusta a postura do condutor, e o Remote Smart Parking Drive, com o qual é possível manobrar o carro em espaços apertados estando fora do veículo.

Hyundai Palisade | Foto: Rodrigo Barros

Hyundai Ioniq 5
Veículo mais premiado da Hyundai no mundo em tempos recentes. O Ioniq 5 estabelece a referência da marca sul-coreana para redefinir o estilo de vida moderno, através da mobilidade elétrica, com recursos sustentáveis e inovadores. Em 2022, foi eleito, entre outras premiações, como o “Carro Mundial do Ano”, o “Carro Elétrico Mundial do Ano” e o “Melhor Design de Carro Mundial do Ano”. Construído sob a plataforma global de veículos elétricos da Hyundai E-GMP, possui carregamento ultrarrápido e sistema Vehicle-to-Load (V2L), que permite funcionar, por exemplo, outros dispositivos de uso doméstico, com a mesma voltagem residencial (110v ou 220v). O troféu de melhor carro performance do mundo em 2024 é dele.

Ioniq 5 | Foto: Divulgação

Citroën Basalt
O SUV apoiará o crescimento internacional da Citroën ao lado do C3 e do Aircross. O Basalt será produzido na América do Sul e chega ao mercado ainda este ano nos principais mercados da marca. O SUV terá o mesmo conjunto mecânico de diversos modelos da Stellantis, com o conhecido motor 1.0 turboflex de 130 cv e câmbio CVT.

Amarok V6
A linha 2025 da Volkswagen Amarok com visual repaginado, mas distante da nova geração da picape, que estreou no exterior com base na Ford Ranger, já tem data e local para ser revelada no Brasil. A reestilização da picape da VW vai aparecer na Festa do Peão de Barretos, cuja edição de 2024 acontece entre 15 e 25 de agosto no município do interior paulista. O conjunto mecânico, no entanto, deve permanecer igual e nem precisaria mudar, assim como o jogo do 4X4. Seguirá com o 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm. A transmissão se mantém automática de 8 marchas e a tração integral 4Motion.

Amarok V6 | Foto: Reprodução/Auto Test

Blazer EV
O SUV elétrico já foi visto em testes rodando no Brasil praticamente sem disfarce. O modelo já tinha sido confirmado pela GM para o Brasil e apareceu durante um evento da Anfavea em Brasília (DF). A versão que circula no Brasil tem dois motores que rendem 565 cv de potência e 89,5 kgfm de torque.

Seven-eighths view of 2024 Chevrolet Blazer EV SS in Radiant Red Tintcoat parked in front of a checkered finish line. Preproduction model shown. Actual production model may vary. 2024 Chevrolet Blazer EV available Spring 2023.

Peugeot 2008
A Peugeot deve lançar, em breve, o novo SUV 2008. Desta vez, importado, ele virá da Argentina e será produzido ao lado do novo 208, em El Palomar. O modelo foi flagrado, camuflado, em Pernambuco. O novo 2008 usará a plataforma CMP e terá embaixo do capô um motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque. O câmbio será do tipo CVT com simulação de sete marchas.

Peugeot 2008 | Foto: Divulgação

BMW iX2 e Mini Cooper
O SUV elétrico também é aguardado para o este semestre deste ano para o Brasil. O iX2 xDrive30 é equipado com 2 motores elétricos, que produzem 313 cv de potência, aliado a uma bateria de 64,7 kWh. A autonomia é de até 449 km no ciclo WLTP. Além dele, vem aí o novo Cooper e a Mini está animada em apresentar a renovação completa do compacto elétrico.

BMW iX2 | Foto: Divulgação

BMW X2
A nova geração do X2 será lançada em breve. A segunda geração do SUV cupê compartilha alguns detalhes com o X1, mas com uma personalidade própria. Na versão todo da gama M35i xDrive, o modelo possui tração integral e um motor 2.0 turbo a gasolina que produz 321 cv de potência e 40,8 mkgf de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,4 segundos.

BMW X2 | Foto: Divulgação

Omoda 5
A Omoda | Jaecoo confirmou o lançamento do Omoda 5 no mercado brasileiro em 2024. O modelo, que marcará a estreia da empresa no país, terá uma versão topo de linha equipada com motorização 100% elétrica e outras duas versões híbridas-leve. O Omoda vai disponibilizar tanto uma opção elétrica quanto com motorização híbrida-leve.

Omoda 5 | Foto: Divulgação

Jaecoo J6
O modelo deve perder a letra e mudar a nomenclatura para Jaecoo 6. Já no forno, ele foi apresentado na Tailândia e é baseado no Chery iCar 03. Ainda não se sabe qual versão deve vir. A mais provável tem 279 cv de potência e autonomia próxima dos 470 km no ciclo chinês.

Neta GT
O Neta GT é a versão esportiva que tem carroceria cupê e duas portas. O modelo elétrico tem 170 kW de potência (231 cv) e 310 Nm de torque e vai de 0-100 km/h em 6,5 segundos. A velocidade máxima é limitada em 190 km/h.

Na autonomia, o carro tem duas configurações de bateria que vão de 550 km a 660 km. O Neta GT dispõe de várias tecnologias, como modos de condução, direção autônoma nível 2 e modo para track day.

Neta GT | Foto: Rodrigo Barros

Neta S
O cupê esportivo tem quase 5 metros de comprimento. A carroceria larga e o perfil baixo são padrão nas portas esportivas sem moldura. Na potência, ele conta com 170 kW (cerca de 228 cv). O tempo de aceleração de 0-100 km/h é de 8,6 segundos. A velocidade máxima é limitada em 185 km/h.

Neta S | Foto: Divulgação

Neta X
O SUV elétrico tem porte próximo a um VW Tiguan. São 4,62 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,77 metros. O porta-malas tem 508 litros de capacidade. No mercado chinês está disponível em cinco cores. Já o interior, pode ser preto ou marrom. Por dentro, tem uma tela gigante e um cluster 100% digital. O acabamento é premium. O volante parece ser grande e conta apenas com dois botões. A potência é de 120 kW (cerca de 160 cv).

Neta X | Foto: Divulgação

Volvo EX90
O modelo deve ser lançado no final do semestre (tenta a Volvo) ou início do próximo ano. O novo EX90 tem autonomia para até 600 quilômetros com uma única carga completa e chega para ficar no lugar do atual XC90 (híbrido plug-in). De acordo com o ciclo de teste WLTP, ele carrega de 10 a 80% em menos de 30 minutos. O padrão de segurança do Volvo EX90 também é maior do que qualquer carro Volvo antes dele. O novo EX90 tem um escudo invisível de segurança habilitado pela tecnologia de sensoriamento, dentro e fora.

Volvo EX90 | Foto: Divulgação
Publicidade

Artigos Recentes

Publicidade
Publicidade