A Lexus apresentou ontem no Festival de Interlagos o seu primeiro modelo plug in no Brasil, o novo RX 450h. O SUV chega para ocupar o topo da família RX ao lado do 500 HEV. O importado eletrificado reúne luxo e tecnologia com redução de CO2.
O Lexus RX 450h Plug-in tem um conjunto mecânico composto por um propulsor a combustão de 2.5 litros de quatro cilindros associado a dois motores elétricos – um para o eixo dianteiro e outro para o traseiro – com bateria de íons de lítio de 18,1 kWh oferece autonomia de até 56 km no modo totalmente elétrico. Praticamente o mesmo powertrain do Toyota RAV4.
Dados da ficha técnica apontam para 13,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada no modo híbrido, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Já no elétrico – baseado na “metodologia” do Inmetro para equiparar consumo de energia ao uso de combustível (km/l e) –, a novidade faz 36,1 “km/l e” na cidade e 30,2 “km/l e” na estrada.
Com uma potência combinada de 308 cv e 23,6 kgfm de torque, o RX 450h PHEV traz o máximo da eficiência com alta performance. Esse conjunto mecânico leva o SUV de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.
LEIA MAIS
+ Blazer elétrico chega ao Brasil em versão única com 481 km de autonomia
O SUV híbrido plug-in oferece de série um carregador portátil e uma wallbox da WEG capaz de recarregar a bateria completamente em apenas 2h45min. A autonomia elétrica é de 56 km no modo 100% elétrico.
A versão topo de linha RX450h é comercializada por R$ 609.990 e no quesito segurança passiva, o RX 450h Plug-In tem sete airbags, sendo um de joelho, para o motorista; dois laterais (cortina); dois frontais; e dois laterais, para o motorista e o passageiro dianteiro. Além disso, tem tecnologias de segurança ativa para auxiliar os condutores, por meio do mais sistema Lexus Safety System 3.0.
Na cabine, a central multimídia tem tela de 14″ que pode ser controlada pela voz, por meio da frase “Olá, Lexus”, oferecendo conectividade sem fio para os sistemas Android Auto e Apple CarPlay, bem como sistema de som com assinatura da Mark Levinson com 21 alto-falantes.