A edição 2024 da Lat.Bus, que acontece entre 6 a 8 de agosto, em São Paulo, é marcada pela eletrificação. As montadoras estão em busca de oferecer soluções mais sustentáveis e a energia é uma das principais novidades apresentadas pelas fabricantes. Scania, Volkswagen, Mercedes-Benz, Iveco, entre outras, apresentaram seus produtos eletrificados entre vans e ônibus.
A Scania, por exemplo, revelou seu primeiro ônibus 100% elétrico no país. O K 20 E B4x2LB, entra para iniciar a jornada de eletrificação da montadora. A autonomia elétrica do ônibus varia entre 250-300 km. Contudo, vale salientar que a autonomia foi dimensionada para condições extremas, como ar-condicionado ligado, topografia irregular e capacidade máxima de passageiros. A tração 4×2 também está presente na aplicação.
São 230 kW (310 cv de potência) e capacidade para carrocerias entre 12 a 14 metros de comprimento. As baterias são de NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto) e dispõem de uma maior capacidade de carga, o que garante um peso menor para o veículo.
Na Iveco, a eDaily foi exibida na configuração Minibus, mas agora com propulsão elétrica. A plataforma modular e os recursos inteligentes da eDaily Minibus, apresentada como conceito no São Paulo Expo, na configuração 8 + 1 VIP, compõem um pacote completo e adaptável para diferentes opções de transporte de passageiros. A tração traseira e as baterias do modelo permitem um alcance máximo de até 300 quilômetros, com potência de 140 kW e torque de 400 Nm.
A eDaily Minibus pode vir com até 3 baterias de 37 kWh cada, com capacidade total de 111 kWh. As baterias com a tecnologia exclusiva de íons de lítio produzidas pela FPT Industrial são instaladas dentro do chassi, minimizando o impacto na carroceria, tem alto nível de densidade energética (265 Wh/kg), além de peso reduzido (260 kg).
Também presente na edição, a Volvo apresentou sua solução eletrificada. Batizado de BZRT (Bus Zero Rapid Transit), o modelo estará disponível como articulado ou biarticulado e vai ser produzido no complexo industrial da marca, em Curitiba (PR), que será base de exportações do modelo para mercados que demandam ônibus de alta capacidade, avançada tecnologia e zero emissões em seus sistemas de transporte de passageiros.
Projetado para receber carrocerias de até 28 metros para levar até 250 passageiros, o BZRT é o maior veículo elétrico do mundo. O BZRT é equipado com dois motores elétricos de 200kW cada, totalizando 400kW, o equivalente a 540cv. Possui também uma caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O trem de força tem a mesma base tecnológica presente nos caminhões e equipamentos de construção elétricos da Volvo.
A depender da demanda de cada cidade, o BZRT pode vir com 6 ou 8 baterias. Isso resulta em até 720 kWh de capacidade e autonomia de até 250 quilômetros. O tempo de recarga total varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.
Falando das tecnologias alemãs, a Mercedes-Benz apresentou o primeiro elétrico articulado, irmão maior do eO500U que já circula pelas ruas de São Paulo. O eO500UA utiliza tecnologia de baterias NMC3 de última geração, com autonomia de 250 km e transportando até 120 passageiros.
Por enquanto, protótipos do ônibus articulado, com carroceria Caio, cumprirão um programa de testes de funcionalidade e durabilidade nas pistas do Campo de Provas da Mercedes-Benz do Brasil em Iracemápolis (SP), como também em trechos urbanos da cidade de São Paulo. Após a fase de testes, ele começará a circular no país em 2026 e será exportado para países da América Latina.
Ainda sobre as alemãs, a Volkswagen apresentou o primeiro ônibus elétrico, desenvolvido na fábrica de Resende (RJ). O modelo pode transportar até 82 pessoas com uma carroceria de até 13,2 metros de comprimento. O peso bruto total é de 22 toneladas e o motor tem 280 kW de potência.
Com 12 packs de bateria, a configuração proporciona 250 km de autonomia. Vale salientar que também haverá uma opção com oito packs de baterias, o que resultará numa menor autonomia.
Além disso, o ônibus elétrico VW vem com alta tecnologia em sistemas de segurança, proteção elevada para operação inclusive em regiões alagadas, assistente de partida em rampa, freios ABS e EBD. Oferece ainda a função “door brake”, que freia o veículo quando as portas são abertas para embarque e desembarque de passageiros.
Ônibus híbrido
Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 é a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional. O Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol é uma solução para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender.
Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões.
A parceria também envolve a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.
Evento
A Lat.Bus 2024 tem expectativa para receber cerca de 15 mil pessoas durante os três dias de evento. Na próxima quarta (7) e quinta (8), a Lat.Bus funciona das 9h às 22h e não paga para entrar.