O trânsito cada vez mais amarrado das cidades torna o ato de dirigir no dia a dia enfadonho e desmotivador para muitas pessoas. Ter um carro pequeno e ágil pode ser uma fuga desse emaranhado de carros que faz muita gente perder horas todos os dias. Essa foi a nossa experiência com o novo Kwid e-Tech, o compacto 100% elétrico da Renault que está surpreendendo muita gente.
A proposta do Kwid elétrico é basicamente a mesma do modelo a combustão: ser um compacto essencialmente urbano mas com atributos de SUV, por ter ângulos de ataque e de saída elevados, assim como também sua altura do solo.
Mas a dinâmica do e-Tech é bem diferente. A entrega instantânea do torque ao tocar no acelerador faz parecer que o modelo tem mais do que os 48 kW de potência (equivalente a 65 cv). Segundo números oficiais, o pequeno faz de 0 a 50 km/h em apenas 4,1 segundos.
Essa agilidade te dar mais vantagens (além de diversão) nas saídas dos semáforos e de engarrafamentos. O tamanho reduzido do modelo também soma ao seu favor. É fácil encontrar brechas com o Kwid e também facilita nos estacionamentos apertados dos centros urbanos.
Mas muita gente ainda tem um “pé atrás” em relação aos carros elétricos com o argumento que não terá onde recarregar as baterias. O Kwid E-Tech, entretanto, vem com carregador com tomada de três pinos, podendo assim ser recarregado na tomada de casa.
O Kwid E-Tech oferece uma autonomia de 265 km em ciclo misto e 298 km em ciclo urbano, segundo a norma SAE J1634 utilizada pelo Inmetro. A frenagem regenerativa permanente recupera energia a cada vez que se deixa de exercer pressão sobre o pedal do acelerador e, também, quando freia.
A autonomia da bateria pode ser otimizada por meio do modo de condução ECO acionado facilmente através de um botão no console central. Este modo limita a potência de 33 kW (em vez de 48kW), velocidade máxima a 100 km/h e torna a frenagem regenerativa mais atuante.
A recarga pode ser feita em tomada comum, em Wallbox de corrente alternada (AC) de 7 kW e em carregadores de corrente contínua (DC). Por exemplo, para carregar dos 15% até 80% da carga da bateria em DC são necessários 40 minutos, em um Wallbox de 7kW são 2h54 e em uma tomada doméstica de 220 volts são 8h57.
Enquanto o Kwid E-Tech está carregando, o painel de bordo exibe o indicador de recarga e também mostra a autonomia disponível em quilômetros com o nível de carga atual.
Outra vantagem é a economia do quilômetro rodado, natural nos veículos elétricos, que no Kwid E-Tech é também resultado do peso de apenas 977 kg. Traduzindo em valores: considerando R$ 6,20 o preço médio da gasolina no Brasil, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), e o valor médio de 1kWh a R$ 0,66, o custo de um quilômetro rodado do Kwid E-Tech é de R$ 0,06. Esse mesmo quilômetro rodado custa R$ 0,41 em um veículo térmico equivalente.