O Kia Sportage é daqueles carros que você olha para ele e fica seduzido pelo visual. Mas o carro vai além do design impactante porque sua arquitetura conta com a tecnologia híbrida MHEV.
A proposta do Sportage é uma das mais elaboradas entre os SUVs médios atualmente disponíveis no país. A nova geração tem linhas marcantes e iluminação em LED que reforçam a identidade moderna do modelo. Mas não é só aparência: o Sportage também aposta na motorização híbrida que dá um tom mais inteligente à condução.
O modelo conta ainda com o modo Velejar, que desliga o propulsor por completo em situação de rodagem plana, proporcionando economia de combustível, assim como todo o sistema híbrido do Sportage entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.
Já no interior, o Sportage aposta no painel curvo com duas telas integradas, os comandos digitais e os assistentes de condução de última geração reforçam o apelo tecnológico. O sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 12,3” e do painel digital de instrumentos programável também de 12,3”, Supervision Cluster, no centro do painel.
Em sua 5ª geração, o Sportage tem um conjunto híbrido, formado por um motor 1.6 turbo mais o sistema híbrido MHEV 48V gerando 180 cavalos de potência máxima e combinada. O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.
Com essa configuração, o Sportage entrega um desempenho de 11,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina. SUV consegue uma autonomia que varia de 621 km a 653 km.
Posicionamento
O Sportage se posiciona no segmento de SUVs híbridos leves com uma proposta de condução ajustável e voltada à experiência ao volante. O importado oferece três modos de condução: Eco, Normal e Sport, que permitem ao motorista adaptar o comportamento do veículo conforme o uso.
A Kia Brasil diz que o desenvolvimento do conjunto priorizou uma direção mais precisa e estável, especialmente em curvas e frenagens simultâneas, por meio de sistemas como o VSM (de gerenciamento de estabilidade), que assegura que o Sportage permaneça estável ao frear e fazer curvas simultaneamente, e o TSC (de controle de tração) que monitora e analisa as condições da pista, evitando o giro em falso de uma ou mais rodas de tração do veículo, por meio dos freios ABS.
A tecnologia reduz o torque na roda que está perdendo tração, garantindo maior segurança durante a condução. Em velocidades de cruzeiro, o foco está em manter um deslocamento mais suave e previsível.
O Sportage conta ainda com diversas tecnologias de ADAS (Advanced Driver Assistance System) como alertas de fadiga do condutor (DAW), de prevenção de colisão por ponto cego (BCW), de saída em segurança (SEW); assistentes para prevenção de colisão frontal incluindo conversão em cruzamentos (FCA-JT), de prevenção de colisão traseira e tráfego cruzado (RCCW), de permanência e centralização na faixa de rodagem (LKA/LFA), de farol alto (HBA); câmeras de visão 360º (SVM), monitor de ponto cego com visualização no painel digital de instrumentos (BVM) e piloto automático adaptativo com assistente de congestionamentos (SCC).
Com preço sugerido de R$ 287.190, o Sportage EX Prestige 2025 é uma escolha que conversa com o consumidor interessado em design e tecnologia embarcada. O Sportage entra em uma disputa com híbridos mais eficientes ou até modelos eletrificados mais avançados.
A garantia do Kia Sportage é de 5 anos sem limite de quilometragem, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV.