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Kia Cerato chega e deve se impor no disputado mercado dos sedãs no Brasil

Campinas – O Cerato é bonito, tem pegada jovem, mesmo sendo um sedã, e está pronto para entrar no jogo, no duelo mais difícil da vida de qualquer automóvel de médio porte. Imagine enfrentar o campeão mundial Corolla e as certezas do consumidor brasileiro, empoderado na faixa dos R$ 100 mil, que, no máximo, oferece uma chance ao bom Civic e na sequência aos demais concorrentes, Cruze, Jetta e Sentra.

O sul-coreano feito no México tem no design a sua melhor defesa. Vamos afirmar também que a motorização não desaponta, finalmente o 2.0 no lugar do 1.6 da geração anterior, assim como as configurações EX (R$ 94,9 mil) e SX (R$ 104,9 mil) equipado com controles eletrônicos de tração e estabilidade. O novo Cerato traz uma aparência mais esportiva, graças a um conjunto de elementos inspirados no fastback Stinger GT.

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A pegada esporte em um três volumes não é fácil acertar. Uns exageram mas a Kia não fez isso. A frente com elementos em preto piano destacam o conjunto dos faróis e grade, que são elegantes. Na traseira, as lanternas formam um belo jogo visual e como inovação de proposta os piscas foram “jogados” para parte de baixo do para-choque. Não curti o detalhe.

Testamos também a evolução do produto na pista da Fazenda Capuava, região de Campinas, e o baile de suspensão é outro destaque. Mesmo decepcionando com as rodas aro 16 polegadas. Minha sugestão é na concessionária, se você optar, descobrir uma rodagem homologada aro 17 e promover a mudança. A Kia foi injusta mesmo apelando para o conforto. O presidente da empresa, José Luiz Gandini, afirmou que tentou trazer um aro maior mas a defesa dos coreanos foi com base na eficiência energética. Eu hein!

As duas versões vêm equipadas com transmissão automática de seis velocidades e motor de quatro cilindros, 2.0 litros, 16 válvulas, flex, capaz de desenvolver 156 cv na gasolina e 167 cv com etanol, combustível da pista. O propulsor se encaixa bem na proposta de desempenho com boas retomadas e a opção da caixa automática trabalhar com o modo de condução econômico , normal e esportivo. Você escolhe no console central.

No conforto, a montadora apostou em mais espaço interno, que agora mede 4.640 mm de comprimento, 1.800 de largura, 1.440 mm de altura e um entre-eixos que mede 2.700 mm. O porta-malas também recebeu melhorias e agora possui iluminação e capacidade para 520 litros.

O interior ganhou mais tecnologia com o novo sistema multimídia com tela flutuante de oito polegadas com Car Play e Android Auto, colorida e sensível ao toque, em um novo painel redesenhado. A versão SX ainda possui ar-condicionado digital dual zone com filtro antipólen e design tipo turbina, com saídas de ventilação para os bancos traseiros. Também é a única com couro e aquecimento nos bancos. A partida do motor é através do botão start/stop, por reconhecimento da bela chave smart key.

Segurança

Para os itens de segurança, a Kia disponibilizou, na versão mais completa, seis airbags, controles eletrônicos de tração (TSC) e estabilidade (ESC), direção elétrica progressiva, assistente de partida em rampa (HAC), câmera de ré com gráfico auxiliar de manobra, vidros elétricos com sistema antiesmagamento, sensor de monitoramento de pneus, sistema imobilizador, destravamento automático das portas em caso de colisão, retrovisor interno eletrocrômico e retrovisores externos com rebatimento automático.

Além disso, o sedã vem equipado com barras de proteção contra impactos laterais nas 4 portas e zona de deformação programada (chapa dupla), acendimento automático dos faróis, sistema ISOFIX para fixação de cadeiras infantis e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, itens que o colocam como um dos modelos mais seguros da categoria no mercado brasileiro.

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